Sete membros do Comando Vermelho morrem em confronto com a polícia no Ceará

A troca de tiros ocorreu no bairro Campinas, área dominada por uma facção rival do Comando Vermelho no município.

Membros do Comando Vermelho morrem em confronto com a polícia em Canindé, no Ceará — Foto: Reprodução

Troca de tiro ocorreu quando membros do Comando Vermelho tentavam dominar região ocupada por traficantes de facção rival e se depararam com a polícia.

Por Redação g1 CE - 31/10/2025 

Seis criminosos morrem em confronto com a polícia em Canindé

Membros da facção Comando Vermelho morreram na madrugada desta sexta-feira (31) em con-fronto com a polícia na cidade de Canindé, no interior do Ceará. Sete criminosos faleceram na troca de tiros. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. 

Com o bando, os policiais apreenderam fuzis, pistolas, revólveres, granadas e um veículo.

A troca de tiros ocorreu no bairro Campinas, área dominada por uma facção rival do Comando Vermelho no município.

Conforme informações apuradas pelo g1, os criminosos do Comando Vermelho foram até a região dos rivais para tentar dominar o bairro, mas se depararam com policiais do Raio, Cotar (Comando Tático Rural), FT (Força Tática), FT Rural e Policiamento Ostensivo Geral.

Esta reportagem está em atualização.

Entenda a guerra entre facções no Ceará

O domínio de território é disputado por sete facções que atuam no Ceará, conforme o governador Elmano de Freitas. As facções buscam conquistar territórios para monopolizar a venda de drogas, além de serviços como internet.

A guerra entre as facções é o que causa 90% dos homicídios no estado, ainda segundo o gover-nador e tornou o Ceará o estado com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habi-tantes em 2024, conforme Mapa da Segurança Pública, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número absoluto de homicídios dolosos teve um aumento de 9,85% no Cea-rá: era 2.893 em 2023 e subiu para 3.178 em 2024.

Em outras regiões, os bandos cobram um "pedágio" para "autorizar" que comerciantes e vendedores informais mantenham seus serviços. Em agosto de 2025, um vendedor de churrasco foi assassinado após recusar a pagar a "taxa" de R$ 1.000 à facção. O valor anterior, que a vítima pagava mensalmente, era R$ 400.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/10/31/sete-membros-do-comando-vermelho-morrem-em-confronto-com-a-policia-em-caninde-no-ceara.ghtml