Morto com 10 tiros com o filho no colo em SC era chefe de organização criminosa
A criança de 1 ano e 8 meses, também foi baleada e precisou ser levada às pressas ao Hospital Infantil.
Alexandre Araújo Brandão, de 37 anos, foi executado a tiros em Florianópolis. — Foto: Reprodução
Por Sofia Pontes, Caroline Borges, Isabéli Bender, g1 SC e NSC - 10/10/2025
Morto a tiros com filho de 1 ano no colo em Florianópolis era chefe de organização e já sobreviveu a atentado
Conhecido como “Xuruca”, ele foi atingido por cerca de dez tiros, segundo relatos de testemunhas à polícia. Criança segue internada nesta sexta-feira (10).
Homem que segurava bebê de 1 ano no colo é morto a tiros e criança é baleada em SC
O homem de 37 anos executado a tiros enquanto segurava no colo o próprio filho pequeno na região sul de Florianópolis foi identificado como Alexandre Araújo Brandão. O caso ocorreu no bairro Campeche, na noite dessa quinta-feira (9). A criança de 1 ano e 8 meses, também foi baleada e precisou ser levada às pressas ao Hospital Infantil. O autor fugiu.
Conhecido como “Xuruca”, Alexandre foi atingido por cerca de dez tiros, segundo relatos de testemunhas à polícia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ele era apontado como um dos principais integrantes da cúpula de uma facção criminosa. A Polícia Civil agora investiga a motivação do crime.
Alexandre era natural de Manaus e tinha passagens por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, receptação e homicídio. Ele respondia a mais de 12 processos, incluindo casos de violência doméstica em Santa Catarina, Distrito Federal e Amazonas.
Em janeiro de 2024, ele foi preso em flagrante no próprio bairro onde foi morto, durante uma operação conjunta da Polícia Federal com as forças de segurança do Amazonas.
Na época, o delegado Sávio Pinzon, da PF, afirmou que Alexandre fazia parte do alto escalão de uma organização criminosa com atuação no Amazonas e no Rio de Janeiro.
Antes disso, ele já havia sido preso no Amazonas com 14 armas e cumpria pena de 15 anos por homicídio. Mesmo assim, foi solto e continuou atuando em esquemas criminosos.
Em julho de 2025, Alexandre sobreviveu a um atentado em Manaus, quando o carro em que estava foi atingido por cerca de 50 tiros. Ele ficou ferido nas pernas, mas escapou com vida.
Homem que segurava bebê de 1 ano no colo é morto a tiros e criança é baleada em Florianópolis — Foto: Reprodução/Imagens cedidas
O crime
O caso aconteceu por volta das 22h, na entrada de uma propriedade e foi flagrado por uma câmera de segurança. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o homem já morto, com várias perfurações por disparos de arma de fogo pelo corpo.
Em relação ao bebê, a PM afirmou que ele foi socorrido por familiares e vizinhos. Nesta sexta, a Polícia Civil disse apenas que a vítima seguia internada.
Após o crime, um homem com roupas escuras fugiu do local. Segundo moradores, o suspeito estava com uma arma nas mãos e entrou em um carro encontrado perto do Morro da Penitenciária, no bairro Agronômica. O automóvel deverá ser periciado pela Polícia Científica.
Equipes da delegacia de Homicídios, Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/10/10/morto-tiros-filho-1-ano-colo-florianopolis-chefe-organizacao-sobreviveu-atentado.ghtml





Comentários