Operação prende comerciante apontado como '02 do CV' em Icó e outros criminosos, no Ceará

Ao todo, são 49 mandados de prisão e busca e apreensão a serem cumpridos.

O comerciante é investigado por integrar facção. — Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Em Icó, além de armas e munições, foram apreendidos R$ 11.800,00 em espécie. — Foto: Divulgação/Polícia Civil  

A operação continua em andamento. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A ação iniciou na manhã desta terça-feira (24). Armas e munições também foram apreendidas. Ao todo, são 49 mandados de prisão e busca e apreensão a serem cumpridos.

Por Redação g1 CE - 24/06/2025 

Operação prende comerciante apontado como '02 do CV' em Icó e outros criminosos, no Ceará

A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (24) um comerciante da cidade de Icó, interior cearense, apontado como '02' da facção Comando Vermelho (CV) no município. Além dele, outros 22 criminosos também foram presos durante operação policial contra roubos, extorsão e explo-ração do jogo do bicho nas cidades de Icó, Orós, Iguatu, Juazeiro do Nor-te, Horizonte, Maracanaú e Fortaleza. 

Armas, drogas, munições e aparelhos celulares também foram apreendidos. Ao todo, são 49 mandados: 31 de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão com foco na prisão de chefes do crime, integrantes, traficantes e pistoleiros.

➡️ Operação Apófis - APREENSÕES

• ARMAS: 21

• SIMULACROS: 4

• MUNIÇÕES: 1.432

• CELULARES: 23

• DINHEIRO: R$ 12.426,00

• NOTEBOOK: 2

Pelo menos 22 equipes policiais participam da ação. Os alvos são: 24 integrantes do Comando Vermelho, seis da Guardiões do Estado (GDE) e um do Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com o delegado Pedro Viana, essa investigação dura um pouco mais de um ano e tem por finalidade "reprimir ações de organizações criminosas que atuavam no Centro-Sul do estado".

"O principal alvo da investigação é um comerciante aqui do Icó. Ele, de fato, é comerciante, tem empreendimentos aqui no município e é apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho aqui no município", explicou o agente.

O grupo investigado tem envolvimento também em tráfico de armas e homicídios. Mais de 20 armas de alta potência (rifles, espingardas, revólveres) foram apreendidas até a manhã desta terça (24).

"A operação foi denominada de Apófis, que é uma figura da mitologia egípcia antiga que tem uma imagem de uma serpente e simboliza o caos. Era o que essa organização criminosa vinha fazendo aqui na região", acrescentou Pedro Viana.

https://g1.globo.com/ce/ceara/cariri/noticia/2025/06/24/operacao-prende-comerciante-apontado-como-02-do-cv-em-ico-e-outros-criminosos-no-ceara.ghtml