Criminosos explodem agência bancária em Ipu

Antes da ação, os criminosos atiraram contra a sede da segurança pública de Ipu.

Agência do Banco do Brasil ficou com parte da fachada destruída após o ataque de grupo criminoso em Ipu. — Foto: Ipu News/ Reprodução 

Criminoso caminhando armado pela rua de Ipu antes do ataque ao banco. — Foto: Reprodução

Suspeitos também atiraram contra a sede da secretaria de segurança da cidade e sede da prefeitura também foi atingida pela explosão.

Por g1 CE

Grupo explode agência bancária em Ipu

Uma agência do Banco do Brasil foi explodida por criminosos no município de Ipu, a 294 quilômetros de Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (7). O impacto da explosão também atingiu a sede da prefeitura que fica próximo ao banco, segundo o secretário de turismo da cidade.

Antes da ação, os criminosos atiraram contra a sede da segurança pública de Ipu. Conforme um agente da cidade, não houve feridos.

O ataque criminoso foi registrado por câmeras de segurança da agência. As imagens mostram um suspeito dentro do banco. O suspeito mexe em um caixa eletrônico. Instantes depois ele corre do local e depois ocorre a explosão. Em seguida, aparecem outros três criminosos. Não há informações se os homens conseguiram levar o dinheiro do local.

Em outros vídeos, o grupo aparece armado e encapuzado dentro de uma caminhonete de cor branca. Também há imagens de um dos suspeitos caminhando pelas ruas do município com uma arma longa e outra pequena.

Os disparos assustaram os moradores e causaram pânico no município de pouco mais de 40 mil habitantes.

Em nota, o Banco do Brasil afirmou que a agência não funciona nesta quarta "devido ao ataque do tipo 'novo cangaço'".

"Não há previsão para normalização do atendimento no município. De forma alternativa, clientes e usuários do BB de Ipu podem buscar atendimento nas agências BB dos municípios de Ipueiras, Guaraciaba do Norte e Reriutaba", diz o banco, em nota.

Sede da prefeitura atingida

Conforme o secretário municipal de Turismo de Ipu, Pedro Ramises Martins, a explosão na agência bancária causou estragos na sede da prefeitura, que fica próxima a agência.

Ramises, que também mora próximo ao local, informou através da rede social, que todos na casa dele estavam a salvo e que foram "cenas de guerra".

"Praticamente do lado da minha casa. Muitos disparos, cenas de guerra mesmo. Ainda impactado aqui. Toda a solidariedade aos guerreiros da Polícia Militar, por terem resistido com bravura a essa loucura", publicou o secretário.

Destruição

Interior de agência bancária e parte da prefeitura ficaram destruídos em Ipu

Imagens registradas pelo portal Ipu Post mostram como ficou o interior da agência bancária após o ataque com explosivos. Parte da estrutura de ferro desabou e ficou retorcida, além da fachada de vidro destruída.

Uma estrutura da prefeitura que fica ao lado da agência também teve vários compartimentos atingidos e equipamentos quebrados.

De acordo com o morador Jardel Pessoa, no início da madrugada ele e a mulher ouviram os primeiros tiros. Cerca de meia hora depois houve a explosão.

"Era por volta de meia-noite e dez quando a gente ouviu os primeiros barulhos. A gente acreditava que era alguma bomba ou alguém brincando. Só que depois começaram os disparos, um tiroteio intenso no local onde a gente está, eu e minha esposa, que é próximo a sede da Segurança Pública do Raio, PM do município do Ipu. Logo em seguida, a gente se refugiu com medo dos disparos e por volta de 30 minutos depois a gente ouviu uma bomba forte e cerca de 25 minutos depois mais um estrondo grande", relatou Jardel.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/12/07/agencia-bancaria-e-explodida-por-criminosos-em-ipu-veja-videos-do-ataque.ghtml