'Foram muitos disparos', diz delegada sobre assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre

O suspeito, preso em flagrante por receptação e porte de arma, estava perto da localidade onde um carro abandonado foi encontrado.

'Foram muitos disparos', diz delegada sobre morte de prefeito de Lajeado do Bugre

Aline Dequi Palma, delegada regional de Palmeira das Missões, afirma que 'não descarta nenhuma hipótese'. Roberto Maciel Santos (PP) foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24).

Por Arthur Ruschel, RBS TV Cruz Alta e g1 RS

'Foram muitos disparos', diz delegada sobre morte de prefeito de Lajeado do Bugre

A Polícia Civil iniciou as investigações da morte do prefeito de Lajeado do Bugre, no Norte do Rio Grande do Sul. Roberto Maciel Santos (PP), de 45 anos, foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24).

"Foram muitos disparos", diz a delegada regional de Palmeira das Missões, Aline Dequi Palma.

Uma pessoa foi detida pela Brigada Militar para averiguações por suspeita de envolvimento no caso. O suspeito, preso em flagrante por receptação e porte de arma, estava perto da localidade onde um carro abandonado foi encontrado.

De acordo com a delegada, nenhuma hipótese é descartada. "Neste momento, em que o crime recém aconteceu, a gente não descarta nada. A investigação começou agora, todas as informações serão checadas, não dá pra seguir por uma linha única, então a gente está em aberto, checando tudo para ver de que forma essa investigação vai ser conduzida", explica.

Marcas de tiros na porta do gabinete da Prefeitura de Lajeado do Bugre — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Os disparos deixaram marcas na porta do gabinete do prefeito e em paredes do prédio.

"A gente vai verificar se essa pessoa realmente agiu sozinha dentro da prefeitura, ou se estava acompanhada de mais alguém, ou se recarregou a arma, mas foram muitos disparos", afirma.

O corpo do prefeito deixou a prefeitura por volta das 16h45 e foi encaminhado a Palmeira da Missões para a perícia. A previsão é de que o corpo seja sepultado nesta sexta-feira (25) no Cemitério da Picada Grande, em Lajeado do Bugre.

A delegada informou que um veículo foi encontrado no interior do município, que passará por perícia. "Temos esse veículo, temos algumas informações já colhidas pela Polícia judiciária e já iniciamos a investigação. A Brigada segue as buscas ao autor ou aos autores, e a Polícia Civil está fazendo o trabalho de polícia investigativa, atrás de todas as evidências que vão surgindo", aponta.

Corpo de prefeito morto é retirado de sede da prefeitura em Lajeado do Bugre — Foto: Arthur Ruschel/RBS TV

O crime

Conforme o relato de uma vítima, que falou com a polícia antes de ser submetida a uma cirurgia, e de testemunhas, a delegada diz que tem um panorama de como as coisas aconteceram.

"Eles estavam no gabinete do prefeito, o vice e esse outro funcionário da prefeitura, quando um homem entrou armado. Ele invadiu e disparou contra todos, acertamento imediatamente o prefeito, que morreu na hora, e vitimando esse outro funcionário, que está hospitalizado. O vice-prefeito conseguiu fugir, não foi atingido por nenhum disparo."

Por enquanto, as informações levam a um único executor do crime. "Ainda não temos a informação certa de que ele agiu sozinho, ou que ele estava acompanhado de outros homens. Estamos verificando todas essas informações, ouvimos pessoas de forma imediata na prefeitura, e o pessoal está todo na rua para buscar essas outras informações."

Os próximos passos, conforme a delegada, é checar todas as informações que foram colhidas com as testemunhas que presenciaram os fatos. Também serão verificadas as imagens de uma câmera de segurança que fica na rua da prefeitura. "Na parte interna não havia monitoramento", informou a delegada.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/11/24/foram-muitos-disparos-diz-delegada-sobre-assassinato-do-prefeito-de-lajeado-do-bugre.ghtml