Polícia prende 18 pessoas por esquema de 'delivery' de drogas no RS

Foram cumpridos 23 mandados de prisão e outros 23 de busca e apreensão em cinco cidades do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina.

Por Jonas Campos, RBS TV e g1 RS

Polícia cumpre mandados contra organização criminosa suspeita de tele-entrega de drogas no RS — Foto: RBS TV/Reprodução

Investigação aponta que eram vendidas drogas sintéticas para estudantes, professores universitários e profissionais da saúde que faziam encomendas pelas redes sociais e pagavam pelo serviço de entrega em domicílio.

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (24), 18 pessoas suspeitas de integrar um esquema de tele-entrega de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre. A investigação aponta que eram vendidos ecstasy, MDMA e LSD, além de maconha trazida do Uruguai, para estudantes, professores universitários e profissionais da saúde que faziam encomendas pelas redes sociais e pagavam pelo serviço de entrega em domicílio.

De acordo com o delegado Wagner Dalcin, responsável pela 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), são cumpridos 23 mandados de prisão e outros 23 de busca e apreensão em cinco cidades do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Viamão, Canoas, São Leopoldo e Cachoeira do Sul – e três de Santa Catarina – Florianópolis, Palhoça e Passo de Torres.

"Havia o grupo de entregadores, uma pessoa que supervisionava as entregas e se responsabilizava pelo recolhimento e valores em espécie, uma pessoa que se responsabilizava pelo fracionamento, pesagem, embalamento e distribuição dos entorpecentes, uma pessoa responsável pelo atendimento dos usuários, e ainda um grupo de pessoas cujas contas recebiam valores na forma de PIX", explica o delegado Dalcin.

Segundo Dalcin, a investigação que resultou nas prisões começou em outubro de 2021, quando uma pessoa que transportava ecstasy em um carro foi presa. Por meio dela, a Polícia Civil descobriu o esquema, que havia movimentado R$ 1 milhão em cerca de sete meses.

Para não ser descoberta, a organização criminosa usava o lucro obtido com a venda das drogas para adquirir imóveis, uma forma de lavagem do dinheiro. Além disso, foi descoberto um esquema de abertura de empresas e contas bancárias para recebimento de parte dos lucros para a compra tanto de imóveis quanto de veículos.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/11/24/policia-prende-suspeitos-de-envolvimento-em-esquema-de-tele-entrega-de-drogas-no-rs.ghtml