PDT pede investigação e quer Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis por 7 de Setembro

É a primeira das várias ações neste sentido que partidos devem levar ao TSE

Por João Paulo Saconi

Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Braga Netto Reprodução/TV Globo e Pablo Jacob/Ag. O Globo

Chegou ao TSE já na manhã desta quinta-feira uma ação em que o PDT pede a investigação de Jair Bolsonaro e Braga Netto por abusos de poder político e econômico no 7 de Setembro. O partido de Ciro Gomes requer ainda que o presidente e seu candidato a vice sejam cassados, se eleitos, e condenados à inelegibilidade por oito anos.

O caso está nas mãos do ministro Benedito Gonçalves, que a partir de hoje sucede Mauro Campbell como corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Ontem, o ministro Raul Araújo negou outro pedido do PDT para apurar o uso de verbas partidárias no financiamento das caravanas de manifestantes.  

Os pedetistas alegam que Bolsonaro desvirtuou as comemorações da Independência em prol de sua própria campanha à reeleição e, para isso, usou o poder público e seus recursos financeiros. São mencionados R$ 3,3 milhões em gastos com a estrutura do evento em Brasília e ainda a utilização da TV Brasil na transmissão do ato.

É a primeira das várias ações neste sentido que partidos devem levar ao TSE. Ninguém acredita, no entanto, que alguma delas prospere.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/09/pdt-pede-investigacao-e-quer-bolsonaro-e-braga-netto-inelegiveis-por-7-de-setembro.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo