Zelador com deficiência auditiva é morto a tiros em abordagem da PM, em Fortaleza

Familiares afirmaram que o homem tinha deficiência auditiva

Familiares afirmam que PM agiu com violência durante abordagem na Bela Vista; Polícia informou que agentes pediram duas vezes para ele parar a moto — Foto: Leábem Monteiro/ SVM

Zelador com deficiência auditiva é morto a tiros em abordagem da PM no Bairro Bela Vista, em Fortaleza

Polícia Militar diz que o homem apontou uma arma para os agentes.

Familiares afirmaram que o homem tinha deficiência auditivaPor G1 CE

O zelador Reginaldo Dias de Souza, 36 anos, foi morto a tiros durante uma abordagem da Polícia Militar no Bairro Bela Vista, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (28). Familiares afirmaram que o homem tinha deficiência auditiva e acreditam que ele não ouviu quando os PMs pediram para que parasse.

A Polícia Militar disse que os agentes faziam um patrulhamento em área com histórico de prática de tráfico de drogas e desceram do carro para fazer uma ronda na Rua Tim Maia. Quando avistaram Reginaldo, com passagens por dois crimes de roubo, trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita, pediram duas vezes para o homem parar e ele desobedeu. Segundo a polícia, ele sacou uma arma e apontou para os policiais. Neste momento, os agentes atiraram.

Conforme a dona de casa Eliane Rodrigues, 56 anos, mãe de Reginaldo, o filho saiu de casa em uma motocicleta para comprar um lanche, e quando passou na Rua Tim Maia os PMs atiraram contra ele. "Ele saiu para comprar um lanche, passou aqui, e a viatura já ia atrás dele. Quando ele dobrou na outra rua atiraram na boca dele. Os policiais mataram meu filho", relata a mulher chorando.

Um vídeo gravado por uma testemunha mostra Reginaldo já caído ao chão, com policiais ao redor. Familiares dele e populares aparecem nas imagens tentando se aproximar do corpo e são impedidos pelos agentes. Em determinado momento, um tiro é ouvido e as pessoas que estavam próximas passam a gritar.

Reginaldo Dias de Souza, 36 anos, trabalhava há quatro anos como zelador de um shopping em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Eliane, quando adolescente Reginaldo se envolveu em um tiroteio e levou um tiro na cabeça, que fez perder um olho e comprometeu a audição. Após o episódio, a mulher afirma que o filho começou a trabalhar e há quatro anos era funcionário de um shopping no bairro. Ele deixou um filho de 10 anos.

"Quando era adolescente ela se envolveu em tiroteio, levou um tiro no olho e se ajeitou. Nunca pensei que a polícia fosse matar meu filho", disse.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/01/29/zelador-com-deficiencia-auditiva-e-morto-a-tiros-em-abordagem-da-pm-no-bairro-bela-vista-em-fortaleza.ghtml