Bombeiros encontram dois corpos das vítimas de caminhão que caiu em rio de João Monlevade

O acidente com o caminhão aconteceu na tarde desta desta quarta no mesmo local onde um ônibus caiu no dia 4 de dezembro e matou 19 pessoas.

Bombeiros mergulhadores buscam vítimas de acidente com caminhão em João Monlevade — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As vítimas ainda não foram oficialmente identificadas. Apenas um dos corpos foi retirado do rio. Veículo caiu da Ponte Torta no mesmo local onde ônibus despencou matando 19 pessoas e ferindo 27.

Por Maria Lúcia Gontijo, G1 Minas — Belo Horizonte

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram, no fim da manhã desta quinta-feira (14), dois corpos das quatro pessoas que estavam no caminhão que caiu da Ponta Torta, na BR-381, e despencou dentro do Rio Piracicaba, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quarta.

Bombeiros encontram corpo de uma das vítimas de caminhão que caiu em rio de João Monlevade

Segundo os bombeiros, os mergulhadores fizeram a retirada de apenas um dos corpos que estava dentro da cabine do caminhão. As vítimas ainda não foram oficialmente identificadas.

A corporação explicou que o local não tem visibilidade adequada, o que dificulta o trabalho dos militares. O veículo localizado nesta quarta-feira (13) está a 20 metros de profundidade.

Os militares disseram que a empresa Vale está criando um acesso para a aproximação de um guincho que fará a retirada do caminhão.

As outras vítimas ainda não tinham sido encontradas até as 13h desta quinta.

O acidente

O acidente com o caminhão aconteceu na tarde desta desta quarta no mesmo local onde um ônibus caiu no dia 4 de dezembro e matou 19 pessoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do caminhão e caiu no rio. Os bombeiros informaram ainda que o veículo pertence à JKS Mineradora. Testemunhas disseram que quatro funcionários saíram de Jaguaraçu, com destino a Conceição de Piracicaba, transportando asfalto. A empresa tentou contato com os funcionários, sem sucesso.

Segundo a PRF, a via estava liberada às 20h. Até a última atualização desta reportagem, o G1 não havia 

Para o especialista Luciano Araújo, coordenador do Movimento Nova 381, é impressionante um acidente tão similar em pouco espaço de tempo:

"Se a duplicação, que está atrasada, já tivesse saído neste trecho, certamente acidentes assim - em pista simples, e de uma ponte tão alta - poderiam ser evitados", disse.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que, apesar de a ponte possuir boas condições estruturais e de conservação, o departamento estuda ações de melhorias com sinalização e implantação de dispositivos de segurança.

No dia 4 de dezembro de 2020, um ônibus caiu da ponte, deixando 19 mortos e mais de 25 pessoas feridas. Um mês após o acidente, a Polícia Civil ainda não havia concluído o inquérito. E ainda não concluiu até esta quarta (13). Segundo a polícia, as investigações ainda estão em andamento, e 20 pessoas já foram ouvidas.

Nesta quarta-feira, um homem de 33 anos continuava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), ele deve ter alta em breve.

O último ferido a ter alta foi um homem de 26 anos, que saiu do Hospital Margarida, em João Monlevade, na última semana, 34 dias após a tragédia. O rapaz mora em Delmiro Gouveia (AL) e, após a alta, voltou para a cidade de origem.

O ônibus da Localima Turismo partiu da zona rural de Mata Grande, em Alagoas, e seguia para São Paulo (SP). Na altura do km 350 da BR-381, no trecho conhecido como "Ponte Torta", o veículo caiu do viaduto de uma altura de cerca de 35 metros.

O ônibus já havia sido autuado por transporte irregular de passageiros e, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não possuía autorização. O motorista sobreviveu ao pular do coletivo e se apresentou à polícia três dias depois do acidente.

A Localima Turismo emitiu uma nota, na época do acidente, na qual expressou pesar e tristeza pelas vítimas e afirmou estar à disposição para suporte “humano, digno, com compaixão e empatia”.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/01/14/bombeiros-encontram-dois-corpos-das-vitimas-de-caminhao-que-caiu-em-rio-de-joao-monlevade.ghtml