Operação prende 46 suspeitos de tráfico de droga no Ceará

A operação levou a "prisões qualificadas" e "descapitalização dos grupos criminosos", diz o Secretário de Segurança do Estado

Operação policial prende 19 suspeitos de tráfico no Ceará — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ação foi realizada no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Por G1 CE

Uma operação que contou com 241 policiais civis em diversas cidades do Ceará resultou na prisão de 46 pessoas nesta sexta-feira (26). A ação ocorreu na data alusiva ao ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

A Secretaria da Segurança não divulgou as cidades onde as prisões ocorreram. O G1 apurou que 29 mandados de prisão ocorreram em cidades da Região Norte do Ceará, sendo 10 na cidade de Ipu.

Para o secretário da Segurança, André Costa, o trabalho levou a "prisões qualificadas" e "descapitalização dos grupos criminosos".

"Nossos policiais são treinados e comprometidos com o combate a esse tipo de crime que afeta, principalmente, nossos jovens. Com a operação desta sexta, que gerou um excelente resultado, tiramos das ruas e entregamos à Justiça 46 pessoas envolvidas com esses delitos. Nossos policiais estão de parabéns", frisou.

Mandados de prisão

A Vara da organização Criminosa de Fortaleza, colegiado jurídico criado para o combate ao tráfico, determinou na sexta-feira 41 mandados de prisão para a realização da operação. Outras três prisões foram feitas em flagrante e dois adolescentes foram detidos durante as buscas.

A Secretaria da Segurança não divulgou os crimes dos quais os presos são suspeitos ou dos adolescentes e pessoas presas em flagrante.

Segundo a polícia, a operação contou com 241 policiais civis que atuam na capital cearense, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Norte e Sul do Ceará.

A corporação informou que a operação no Ceará é arregimentada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE.

A Polícia disse ainda que a ação faz parte da programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, promovida nos dias que vão de 19 a 26 de junho, em todo o Brasil.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/27/operacao-prende-46-suspeitos-de-trafico-de-droga-no-ceara.ghtml