PRF para ônibus clandestino, e passageiros são inspecionados em Lavras da Mangabeira, no Ceará

A ação foi coordenada com a Secretaria de Saúde do município, após denúncia de que o veículo trafegava lotado, elevando o risco de contaminação do coronavírus

Logo após sair do ônibus clandestino, os passageiros foram submetidos a exames — Foto: Arquivo pessoal

Por G1 CE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) parou um ônibus clandestino em Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará e, após desembarque, os passageiros - que vinham de São Paulo - foram submetidos a uma triagem na noite deste domingo (22), como prevenção ao coronavírus.

A ação foi realizada pela PRF em conjunto com a Secretaria da Saúde da cidade, que recebeu a denúncia de que o veículo trafegava irregularmente e lotado.

No momento da abordagem, por volta das 21 horas, havia dentro do ônibus somente oito passageiros de uma única família e que desembarcariam em Lavras da Mangabeira. Antes, porém, o coletivo já havia passado por várias cidades como Juazeiro do Norte.

De acordo com a secretária da Saúde do município, Luana Ricarte, uma equipe formada por profissionais paramentados que realizou os exames nos passageiros.

Apesar de nenhum deles apresentar os sintomas do novo coronavírus, todos os passageiros tiveram que assinar um termo do Ministério da Saúde, se comprometendo a cumprir a quarentena.

"A gente sabe que já está com infestação comunitária em outras cidades; já não é mais de quem vem de qual lugar. Não importa se vem de Fortaleza, de São Paulo, o vírus já está no meio", afirma a secretária.

Medidas

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou neste domingo (22) um pacote de benefícios para pessoas atingidas pela quarentena no estado devido ao coronavírus. Na semana passada, um decreto do governo proibiu as atividades comerciais não essenciais e eventos culturais, o que prejudicou a renda de trabalhadores autônomos, artistas e outras categorias.

Para amenizar os impactos do decreto, o pacote de medidas anunciado neste domingo garante os seguintes benefícios:

Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;

Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;

Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line.

Conforme Camilo Santana, a suspensão da cobrança de água vai atingir 338 mil famílias em Fortaleza e Região Metropolitana.

Já a suspensão da tarifa de contingência vai beneficiar 221 famílias da Grande Fortaleza, conforme Camilo Santana. A tarifa de contingência estabelece um limite de consumo de energia; caso o cliente ultrapasse essa meta, ela paga uma porcentagem sobre o excedente.

Camilo Santana afirmou ainda que vai divulgar nesta segunda-feira (23) um edital para artistas, que estão impedidos de realizar eventos devido à quarentena. Os vencedores do edital, conforme Camilo, vão apresentar shows e eventos culturais nas redes sociais do Governo do Estado.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/03/23/prf-para-onibus-clandestino-e-passageiros-sao-inspecionados-em-lavras-da-mangabeira-no-ceara.ghtml