É preocupante a situação do trânsito, estacionamento e “flanelinhas” no entorno da praça Padre Cícero
Em Juazeiro do Norte os “flanelinhas” demarcaram toda área da praça e se acham donos dos espaços destinados ao estacionamento.
Aumenta todos os dias as reclamações sobre o trânsito, estacionamento e os “flanelinhas”no entorno da praça Padre Cícero, principal logradouro no centro da cidade de Juazeiro do Norte. Até agora nada foi definido como espaço Zona Azul e a falta de uma regulamentação no estacionamento de motos e carros no quadrilátero da praça tem provocado sérios problemas. Na Rua São Francisco, entre as ruas São Pedro e Padre Cícero, o entrave é ocasionado pela grande quantidade de mesas e cadeiras que dificultam o estacionamento dos veículos. Com o estacionamento na diagonal, parte da rua fica obstruída. Na parte da tarde os donos de bares e restaurantes invadem os espaços destinados ao estacionamento e piora ainda mais a situação.
No trecho que compreende a Rua São Pedro, o estacionamento também é diagonal e os veículos maiores tomam parte da rua, dificultando o trafego. O mesmo acontece na Rua do Cruzeiro, principalmente na chegada com a rua Padre Cícero. No lado da Rua Padre Cícero a situação melhora e ficará bem melhor depois da implantação do sistema Zona Azul em todo entorno da praça. Cartão postal da terra do Padre Cícero, a Praça Padre Cícero merece ter toda área definida como estacionamento Zona Azul, disciplinando e dando espaço para o estacionamento rotativo, a exemplo de outras ruas no centro da cidade.
Para especialistas no assunto a demarcação de estacionamento nas quatro ruas que contornam a Praça Padre Cícero deve ser todo em paralelo e não em diagonal como vem há muitos anos. A cidade se desenvolveu muito, o trânsito quadriplicou sua movimentação e quanto mais espaço para pista de rolamento dos veículos, melhor. Proibir o estacionamento da Vans e Topics em toda área da praça dará mais espaço aos veículo e motos, desde que sejam definidos os espaços respectivos. Outro problema alvo de reclamações são os “flanelinhas” que demarcaram toda área da praça e se acham donos dos espaços destinados ao estacionamento.
O setor de engenharia de tráfego do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) assegura que levantamentos estão sendo realizados em toda área e um projeto será elaborado para humanizar o tráfego e o estacionamento ao logo de toda praça. A implantação da Zona Azul deve acontecer nos próximos meses. Para o comerciante Antônio Lima Santos, o trânsito de Juazeiro melhorou bastante em vários pontos, desde a implantação do Zona Azul. Por outro lado, lamenta a invasão dos “flanelinhas”que estão em toda praça Padre Cícero. “Eles loteiam as ruas, como se fossem donos, tratam mal os visitantes, são desaforados com as pessoas e chegam a riscar e secar os pneus dos veículos de quem não paga parta estacionar”, afirma Antonio, Assegurando que “com o Zona Azul sai mais barato e é bem melhor para o município”.
Fonte: Roberto Bulhões
Comentários