Homicídios no Bairro João Cabral lideram pelo terceiro ano consecutivo

Demontier Tenório 

Pelo terceiro ano consecutivo o bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, foi o mais violento respondendo por 12% dos 133 homicídios registrados no ano passado. Foram dez assassinatos em 2010, onze em 2011 e um total de 16 no decorrer de 2012 apesar da queda percentual de 2,66% na comparação dos dois últimos anos. Mais uma vez o João Cabral é seguido de perto pelo Triângulo com 14 homicídios ou a mesma quantidade do bairro Frei Damião.

Durante 2011 foram oito homicídios no Triângulo e seis no Frei Damião, onde a violência naquela área juazeirense superou em mais que o dobro. O ranking exclusivo do Site Miséria aponta ainda o restante dos homicídios que foram praticados nos bairros Timbaúbas passando de sete em 2011 para onze no ano passado. Já o Pio XII evoluiu de três para onze, enquanto o Tiradentes passou de três para 10 homicídios nos últimos dois anos.

O pequenino Bairro Santa Tereza dobrou o número de homicídios de três para seis, enquanto o Pirajá manteve os cinco e o São José evoluiu de quatro para cinco após ter zerado em 2010. As chamadas Pedrinhas dobrou indo de dois para quatro homicídios ou a mesma situação dos bairro Romeirão e Antonio Vieira. Já o Salesianos passou de um para quatro assassinatos com o bairro vizinho do Socorro evoluindo de zero para três. O Aeroporto passou de dois para três ou os mesmos três do centro que zerou em 2011.

Uma boa notícia para o bairro Limoeiro com um decréscimo de 100% caindo de quatro (2011) para dois no ano passado. Os mesmos dois do Planalto que surge como novato na relação, enquanto o Juvêncio Santana e o São Miguel dobraram de um para dois homicídios. As Casas Populares tiveram dois assassinatos após zerar em 2011, enquanto o Leandro Bezerra e o Jardim Gonzaga mantiveram um. Após dois anos sem nenhum homicídio, a Vila Fátima teve um.

No Bairro Jose Geraldo da Cruz também foi registrado um homicídio, sendo novidade na relação. Já na zona rural foram registrados em 2011 homicídios nos Sítios Amaro Coelho, Gavião e São Gonçalo o que não ocorreu ano passado, ficando a violência no campo com os Sítios Taquari e Santo Antonio um assassinato cada representando apenas 1,5% da matança em Juazeiro contra 5,3% em 2011. Com motivos para comemorar, o bairro Franciscanos zerou no ano passado após um 2011 com três homicídios. Já o Novo Juazeiro e a Betolandia seguem sem assassinatos há vários anos.