Árvores pagam a conta do progresso

 

Demontier Tenório

Populares que passavam hoje cedo na Avenida Leão Sampaio, ao lado do Ginásio Poliesportivo, se indignaram ao ver a derrubada de árvores na calçada daquela praça de esportes. Muitos ligaram para a Imprensa e outros recorreram à Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) de Juazeiro do Norte. As pessoas se revoltaram contra o avanço de máquinas para cima das árvores.

Elas pagam a conta do progresso com a relocalização da parada de ônibus que fica na área privada do Carri Shopping Center para um local público que é a calçada do ginásio. Essa foi a explicação dada por João Cardoso, funcionário da Construtora WR responsável pelas obras de duplicação do Shopping no sentido de desobstruir a frente daquela central de vendas.

Segundo ele, foram três árvores e o mesmo garantiu que a construtora possui a autorização do IBAMA e do DER (Departamento de Edificações e Rodovias) já que o trecho se trata de uma rodovia estadual. Um diretor da SEMASP que esteve no local quis ver a autorização e soube que estava com um engenheiro no escritório da empresa e foram apanhar. Normalmente, a derrubada é autorizada mediante a obrigação de plantar outras em lugar indicado. 

A calçada na área onde estavam as três árvores foi igualmente destruída pela máquina. É que a mesma vai ser reduzida em nome do alargamento da Avenida Leão Sampaio para dar condições aos ônibus e topics de estacionarem com o objetivo do embarque e desembarque de passageiros. A coberta ora existente em frente ao shopping será levada para este local a fim de abrigar os usuários dos transportes coletivos.