Oito homicídios dentre as 16 mortes violentas do fim de semana caririense
Demontier Tenório
Subiu de cinco para 16 o número de mortes violentas na comparação dos dois últimos finais de semana na região do Cariri, sendo a metade homicídios. Quatro pessoas morreram em acedentes de trânsito, três motivadas por quedas e uma intoxicação por alimentos. Juazeiro do Norte liderou o ranking com quatro mortes vindo a seguir Brejo Santo (3), Barbalha (2) e as demais em Salitre, Várzea Alegre, Missão Velha, Crato, Potengi, Granjeiro e Lavras da Mangabeira.
Os dois primeiros corpos chegaram ainda na sexta-feira, sendo o primeiro de Deodato Valério da Costa, de 52 anos, que morreu em conseqüência de acidente de trânsito em Várzea Alegre. O outro, do jovem José Alex Caetano da Silva, de 24 anos, que foi vítima de homicídio no município de Brejo Santo. Outros seis corpos chegaram ao IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte no sábado, mais sete no domingo e um na madrugada desta segunda-feira.
Por volta das 8 horas de sábado, no cruzamento das ruas Limoeiro e Nossa Senhora de Lourdes (Franciscanos), em Juazeiro, morreu em acidente de trânsito o vendedor ambulante Cícero Marcos da Silva, de 40 anos, que residia na Rua São Benedito. Ele foi atropelado por uma moto Honda CG 150 Titan MIX ES de cor cinza e placa NQZ-3466, pilotada por Rui Filipe Teixeira Monteiro, de 30 anos, residente na Rua Formosa (Pio XII), que trazia uma adolescente na garupa.
A vítima ainda foi socorrida em estado grave para o Hospital Regional do Cariri, onde faleceu. Já o casal da moto foi socorrido em uma viatura do Ronda do Quarteirão com escoriações leves pelo corpo. Por outro lado, a menor Lívia Pereira de Souza, de 12 anos, que residia no bairro Frei Damião, morreu no Hospital Regional do Cariri após a ingestão de uma alimentação estragada. Outros três parentes dela foram intoxicados e seguem internados no HRC.
Por volta das 14h30m, na Avenida Coronel José Dantas (Bairro Maternidade) em Missão Velha, foi assassinado Marcos José Conrado dos Anjos, de 42 anos, que era conhecido como Marcos de Zé Cabocolo” e morava na Rua Valmir Esmeraldo (Bairro da Fé). Segundo testemunhas, os autores foram dois homens que se aproximaram em uma moto atirando, cujos suspeitos são apelidados por Alex de Barbalha e Tião de Alagoas. A vítima respondia por posse ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.
De Salitre, chegou o corpo de Marcos Lourenço da Silva, de 25 anos, que morreu em conseqüência de uma queda naquele município. Já por volta das 23h30min, no cruzamento da Avenida Carlos Cruz com a Rua Belo Dourado (Pio XII) em Juazeiro, Bruno Fernandes de Melo, de 23 anos, que residia na Rua 22 de Julho naquele bairro, foi morto com dois tiros, sendo um na cabeça e outro no braço direito. Os autores foram dois homens que se aproximaram da vítima em uma moto de cor preta.
Neste mesmo horário de sábado, Raimundo Gregório Dias, de 73 anos, que morava no Sítio Cana Brava dos Gregorios em Granjeiro, estava sentado em uma cadeira quando caiu para trás e quebrou o pescoço. A vítima ainda foi socorrida para o hospital local, mas já chegou sem vida. A madrugada deste domingo foi a mais violenta dos últimos anos no Cariri com cinco mortes em um intervalo de apenas duas horas e meia movimentando o plantão policial em Crato, Juazeiro, Potengi e Barbalha.
Por volta de 01h30min na Avenida Perimetral Dom Francisco, imediações da Radio Princesa FM, em Crato, o estudante Pedro Paulo de Lima, de 18 anos, que residia na Rua Saturnino Candeia, 244 (Alto da Penha), pilotava uma moto Honda CG 125 Titan de cor azul, ano 1999, e placa HWM-1651, inscrição do Ceará, quando sobrou na curva. Ele perdeu o equilíbrio, caiu batendo com a cabeça e morrendo no local, enquanto seu colega de viagem e também estudante, Francisco Manoel Carlos dos Santos, de 23 anos, residente na Rua Rui Barbosa, 166 (Alto da Penha), foi socorrido pelo GSU para o Hospital São Francisco em estado grave.
Por volta das 2 horas, na Rua Delmiro Gouveia, imediações do número 1557 (Salesianos) em Juazeiro, Cícero Alex de França Alves, de 18 anos, que residia na Rua Dr. Francisco Monteiro (Triângulo), foi morto com dois tiros no queixo e outro no peito esquerdo. Os autores foram dois homens que se aproximaram da vítima em uma motocicleta de cor vermelha. Cícero ainda foi socorrido para o Hospital Regional do Cariri, onde morreu.
Por volta das 03h30min na CE-292 que liga Araripe e Potengi, a uma distância de 7 km de Potengi, Eduardo Rodrigues Silva, de 18 anos, que residia na Rua Severiano Paulino, 288 no centro, morreu em acidente. Ele pilotava uma moto Honda de cor preta trazendo na garupa Cícero Barreto Pereira, de 26 anos, residente na Vila Saraiva, 119 naquela cidade. Há informações que Eduardo tentou desviar um animal e perdeu o equilíbrio da moto. Ele não usava capacete e, na queda, morreu no local. Seu colega de viagem fraturou as pernas e foi socorrido para o HRC.
Por volta das 4 horas no Sítio Lagoa, o ex-presidiário Gevaldo da Silva Cruz, de 46 anos, que residia na Rua 104 (Bairro Casas Populares), foi atingido por oito tiros, sendo dois no ombro, dois no pescoço, um na testa, um na face, um no queixo e outro no braço após participar de uma festa na localidade. Ele saiu com o sobrinho Robson da Cruz Lima, de 30 anos, residente no Sítio Buriti, na direção de um bar perto do clube, mas este já estava fechado.
De repente, foi surpreendido com a chegada de dois homens encapuzados em um veículo preto os quais foram efetuando os disparos. Gevaldo morreu no local e o sobrinho - atingido com um tiro na coxa - socorrido ao hospital. Segundo a polícia, o ex-atleta de futebol respondia por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e havia deixado a cadeia na última quarta-feira após ser preso com 1 kg de maconha. A moto da vítima uma Honda POP 100 de cor vermelha foi recolhida para a delegacia.
No mesmo horário, foi encontrado o corpo de Isaura Maria Rodrigues de Oliveira, de 27 anos, no interior do Lava a Jato Santo Expedito, que funciona na Rua Zuca Sampaio, 250 imediações do Parque da Cidade em Barbalha. Ela morava na Avenida Julles Rimet, no chamado Beco dos Livinos (Vila Santo Antônio) e sob seu corpo a polícia encontrou uma faca de cozinha provavelmente utilizada no crime. O caso está envolto em mistério.
Por volta das 19 horas na Rua Santa Terezinha (Bairro São Francisco) em Brejo Santo, o servente de pedreiro Deivid Robis da Cruz, de 23 anos, que era mais conhecido por Preto, foi morto em frente à sua casa com três tiros, sendo dois na cabeça e um no antebraço. Segundo testemunhas, os assassinos eram dois homens que chegaram em uma motocicleta na qual fugiram logo após os disparos. Segundo a polícia, o rapaz não tem registros de passagens pela polícia.
Por volta das 21 horas, na Rua Vicente Favela (Bairro Cruzeiro) em Lavras da Mangabeira, o servente de pedreiro João Paulo Ferreira de Alencar, de 31 anos, foi morto com dois tiros na cabeça. De acordo com sua esposa, de 17 anos, dois homens chegaram em uma moto e, usando capacetes, adentraram sua casa mandando a mesma se distanciar do marido antes de atirar. A vítima é suspeita de ter estuprado e matado uma criança. Já na madrugada de hoje deu entrada o corpo de Victor Emídio Bento da Silva, de 20 anos, que morreu em conseqüência de uma queda em Brejo Santo.
Comentários