Juazeiro do Norte-CE: Fim de semana com 11 mortes violentas, sendo a maioria em acidentes
Demontier Tenório
O número de 11 mortes violentas neste final de semana quase iguala às 13 do feriadão da independência. Seis jovens morreram em acidentes todos com motocicletas além de três homicídios e duas quedas. Foram quatro corpos de Crato, dois de Juazeiro do Norte e os demais de Araripe, Jardim, Nova Olinda, Campos Sales e Santana do Cariri. Segundo levantamento do Site Miséria, foram seis mortes no sábado e cinco no domingo.
O primeiro corpo a chegar foi do agricultor Vilemar Francelino de Almeida, de 43 anos, que residia no Distrito de Pajeú em Araripe, que morreu às 04h30min da madrugada de sábado em acidente com sua moto na CE-292 que liga Araripe/Potengi. Ele sobrou na Curva Monte Belo, perdeu o equilíbrio e caiu da moto sofrendo traumatismo craniano além de fraturas. Na moto Honda Fan de cor preta, conduzia Milena dos Santos Leal, de 18 anos, residente na Chapada dos Vitorinos em Araripe.
Ela sofreu um corte na cabeça e foi socorrida para o Hospital Santo Antonio de Barbalha com quadro clínico satisfatório. Já o aposentado Joaquim Ferreira de Lima, de 76 anos, sofreu uma queda em Santana do Cariri e morreu. Por volta das 13 horas, familiares encontraram o corpo do agricultor Manoel Messias Ferreira Barbosa, de 24 anos, que residia no Bairro Terreiro Duro em Nova Olinda. Ele saíra de casa na sexta-feira em sua moto com Daniel Pereira da Silva, de 15 anos.
Como não retornaram, parentes saíram à procura às margens da CE-292 que liga Crato/Nova Olinda até encontrar à altura do Sítio Olho da Água. Manoel estava morto ao lado da moto e Daniel gravemente ferido e ainda agonizando o qual foi socorrido às pressas para o Hospital Regional do Cariri. Os dois caíram em uma ribanceira dentro de um matagal após o piloto Manoel Messias ter sobrado em uma curva e perdido o controle da moto.
Por volta das 18 horas, Manuel Bernardo da Silva Neto, de 34 anos, que residia no Sitio Andre em Jardim, pilotava sua moto Honda Titan de cor verde pela estrada carroçável do Sitio Cotovelo na direção da sede do município quando foi vítima de acidente. Ele colidiu em uma caminhoneta D-20 de cor verde, morrendo no local. A garupeira Marlene de Sousa, de 22 anos, residente na Vila Santa Terezinha em Jardim foi socorrida para o Hospital Regional do Cariri com fraturas múltiplas.
Por volta das 21 horas, na CE 386 que liga Crato/Farias Brito à altura do Distrito de Dom Quintino em Crato, houve uma colisão de motocicletas. Francisco Felipe Alves de Morais, de 21 anos, que trabalhava como motorista e residia no Sítio Bréa, foi uma das vítimas. O outro piloto o estudante Fabrício Soares Costa, que residia na Rua Sebastião de Souza (Dom Quintino) comemorava seus 19 anos. Os dois ainda foram socorridos por populares para o Hospital São Raimundo, mas já chegaram sem vida.
Por voltas das 23 horas no Bar de Zé Rosinha no Bairro Mutirão em Crato, Damiana Caetana Pereira, de 28 anos, que residia na Avenida Carlos Cruz, 354 (Salesianos) em Juazeiro, foi morta com uma facada no peito esquerdo. Ela ainda foi socorrida para o Hospital São Francisco, mas já chegou sem vida. No bar, discutiu com o servente de pedreiro, Francisco Edilson de Sousa, de 22 anos, residente na Rua Antonio Carlos Jobim, 14 no Mutirão onde esteve uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) que não o encontrou. O acusado foi preso, depois, por populares quando chegava em casa.
Já no domingo, por volta de uma hora da madrugada, outra mulher morreu no Crato em conseqüência de uma queda de cavalo na estrada que liga os Distritos de Santa Fé e Monte Alverne. A estudante Leonice Erculano da Silva, de 22 anos, morava no Sítio Bréa e seguia com seu irmão Cícero Erculano da Silva que cavalgava noutro cavalo. Um terceiro animal era puxado por Alan de Alencar Macedo o qual teria se assustado e saiu correndo.
Os dois jovens tentaram contê-lo e saíram correndo ao passo que o cavalo montado pela garota igualmente correu de forma descontrolada. A vítima caiu, ficou presa pelo pé no estribo da sela e foi arrastada por uma longa distância o suficiente para muitas lesões pelo corpo de Leonice que morreu no local. Já por volta das 4 horas, na Avenida 7 de Setembro em Campos Sales, Antônio Bento da Silva, de 17 anos, que residia no Bairro Barragem, tinha bebido e pilotava uma moto Honda Pop. Ele caiu do veículo e morreu no hospital para onde foi socorrido pela polícia.
Por volta das 17 horas, Romualdo dos Santos Cunha, de 21 anos, que residia na Rua Luiz Galvão (Timbaúbas), foi morto por um homem em uma moto o qual disparou três vezes atingindo-o nas nádegas, braço e tórax. O crime ocorreu no cruzamento das ruas Valdomiro Ribeiro e Luiz Galvão daquele bairro. Segundo familiares, um dos autores seria um homem conhecido por Micael em virtude de suposta dívida de R$ 20,00 com traficantes, mas ele já respondia por furto. O aposentado Vicente Bertulino de Sousa, de 84 anos, foi lesionado na mão com uma bala perdida e socorrido para o HRCPor volta das 22 horas, no cruzamento das ruas Ivany Feitosa e 21 de Abril (Tiradentes), Antonio Felipe Oliveira Cabral, de 20 anos, que residia no Bairro São José, foi morto com dois tiros de revólver, sendo um no tórax e outro na cabeça. Ele ainda foi socorrido para o HRC em um veículo Celta Life de cor prata, ano 2009, e placas HYC-0576, inscrição do Ceará, dirigido por Elane Cristine Oliveira Silva Tavares, casada com quem o mesmo tivera um romance.
Este carro foi seguido pela polícia e, depois, a mulher terminou sendo levada para prestar esclarecimentos na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O rapaz era acadêmico da URCA e filho do policial Cabral da CPMA a quem disse que não queria mais o relacionamento e havia mostrado 92 ligações e mensagens de texto dela para o seu celular. Segundo a própria disse na delegacia, estava discutindo com Felipe quando passou um homem em uma moto atirando. Há suspeitas que o mesmo tenha sido atraído para o “cheiro do queijo”.
Comentários