Roteiro da Fé vai mudar a cara de Juazeiro e criar melhores condições para os romeiros
As obras do Roteiro da Fé foram iniciadas no último dia 7 de fevereiro e boa parte já estará pronta na romaria em louvor a Nossa Senhora das Dores emsetembro. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 4,7 milhões oriundos do Banco Mundial na forma de empréstimo contratado pelo Governo do Estado. Tudo começou pela Praça dos Franciscanos, onde o piso já está quase pronto a exemplo dos dois novos pedestais para a relocalização da estátua de Frei Damião e uma nova de São Francisco.
Quase todos os dias o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, visita o canteiro de obras junto ao qual funciona a fábrica de bloquetes com missão de produzir 2 milhões destinados a todo o piso das praças e o calçadão do projeto entre a Basílica e Capela do Socorro. A Praça dos Franciscanos terá ainda novos bancos, iluminação e jardinagem dentro de um bonito e moderno desenho. Já estão igualmente em obras as praças do Complexo Socorro/Memorial Padre Cícero, José Geraldo da Cruz e dos Ourives ao lado da estação do Metrô.
O Roteiro da Fé requalificará áreas de Juazeiro com novo piso, iluminação, sinalização e placas contendo informações turísticas. O objetivo é urbanizar e oferecer uma estrutura turística aos pontos mais visitados pelos romeiros. A Rua São José que é bem visitada pelos fiéis por ter sido a moradia do Padre Cícero terá um calçadão dentro de um projeto para valorizar os lugares reconhecidos pelos romeiros e dar visibilidade maior à cidade. O entorno da Capela do Socorro está sendo repaginado com uma obra que envolve as praças e o largo do Memorial. Para Zé Carlos, a iniciativa beneficiará toda a população romeira e os turistas.
Comentários