Massa de ar quente eleva temperatura de Juazeiro do Norte, no CE, a 40º C
Nesta quarta-feira (24), termômetro deve variar entre 19 e 34º C.
Uma massa de ar quente elevou a temperatura de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, a 40º C nos primeiros dias dessa semana. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de temperatura entre 19 e 34º C nesta quarta-feira (24), e a massa de ar quente deve permanecer na região nos próximos dias.
Com o calor, os médicos alertam para cuidados para evitar doenças. Segundo o médico Alberto de Macedo Soares, além da água, outros tipos de bebidas também auxiliam na hidratação. ”Nesse calor mais intenso que estamos vivenciando, a gente costuma recomendar até três litros de líquidos. Independente do líquido que você toma, seja água, refresco, refrigerante, leite, tudo vale como líquido”, explica.
O médico diz ainda que a alimentação deve ser moderada nos dias muito quentes. “Na alimentação deve-se evitar aqueles alimentos mais pesados, de difícil digestão, porque acaba acarretando o mal estar que já veio da desidratação. Não há uma necessidade de comer só salada, a pessoas pode comer o que ela come habitualmente, com um pouco mais de moderação. Muitas vezes a gente manda intercalar a refeição”, afirma.
As pessoas devem ficar atentas a tonturas provocas pelo calor. “Eu costumo dizer que isso é um sinal de alerta. Quando a pessoa está diante de um calor excessivo, como o que estamos vivenciando e ela passa a ter tontura, isso é um sinal de alerta. Que daí para frente ela pode ter uma queda ou um desmaio. E o idoso que cai ou desmaia corre o risco de sofrer uma fratura. Em caso de queda de pressão não é recomendado a ingestão de sal puro. O ideal é beber água. Não espere a sede, idosos não têm sede, eles têm que ingerir água mesmo quando na tem sede” finaliza.
Do G1 CE
Comentários