Polo de inovação e Casa da Indústria no Cariri

INAUGURAÇÃO

Juazeiro do Norte. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) inaugurou ontem, em Juazeiro do Norte, a Casa da Indústria do Cariri, que passou a funcionar no Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) em Juazeiro do Norte, com a finalidade de agregar ações que auxiliem na ampliação do crescimento econômico que a região vem atravessando nos últimos anos. Além do novo equipamento, o empresariado da região também presenciou ontem a instalação do Polo Regional de Inovação Industrial do Cariri, formado por 11 municípios da região.

O Polo de Inovação Industrial do Cariri será desenvolvido através de ações elaboradas pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), com a perspectiva da ampliação das potencialidades industriais da região, a partir da integralização das cadeias produtivas e da propagação ao estímulo à inovação, aumento da competitividade e participação em editais de interesse dos segmentos envolvidos. As ações beneficiarão de maneira direta os municípios de Aurora, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A implantação dos novos equipamentos no Cariri resulta de uma ampla discussão que a Fiec vem mantendo desde o mês de fevereiro deste ano.

Descentralizar

"O objetivo, na verdade, é descentralizar o desenvolvimento industrial do Ceará, a partir do lançamento dos polos regionais de inovação, permitindo, desta maneira, que haja o desenvolvimento equilibrado do nosso estado", explicou o presidente da Fiec, Roberto Proença de Mâcedo, afirmando, ainda, que os novos equipamentos oferecem toda a estrutura necessária para garantir o apoio aos empresários da região. Conforme dados da Fiec, o setor industrial representa 22,2% de toda a economia do estado. Na estrutura setorial da indústria, a atividade de transformação representa 46,8% do setor, enquanto que a construção civil detém de 27,5%, seguida pelos serviços de utilidade pública - 23,4% de participação no setor.

Força do Cariri

O estudo também esclarece que o Polo de Inovação Industrial do Cariri possui representação de 5,2% na economia cearense, o equivalente a R$ 4,5 bilhões. O setor industrial é responsável por 18,2% de toda a economia formada pelos 11 municípios que compõem o Polo. O Polo nasce com participação de 4,4% na indústria do Ceará.

O Polo de Inovação Industrial do Cariri é responsável, ainda, pela geração de 21 mil empregos formais, através dos 15 principais setores industriais em atividade na região.

"Sem dúvida um grande ganho para todo o setor da indústria caririense que, agora, passa a estar inserida de maneira mais formal dentro da sua própria federação garantindo, desta forma, maior credibilidade dos produtos aqui fabricados no cenário nacional e internacional", destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turístico de Juazeiro do Norte, Antônio Barbosa Mendonça, que acumula, ainda, a presidência do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e da região (Sindindustria).

Roberto Crispim
Colaborador