Juazeiro do Norte-CE: Socorristas do Samu poderão deflagrar greve nesta terça-feira  

Está agendada para as 14h desta terça-feira (15) uma reunião entre socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Juazeiro do Norte. Eles reclamam de dois meses de salários atrasados referentes a maio e junho.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte também será pauta já que, segundo os socorristas, deixou de oferecer assistência básica no quesito alimentação. Na oportunidade eles poderão deflagrar uma greve.

Na última quinta-feira (10) uma demorada reunião que se estendeu até às 23h com gestores do serviço teve o objetivo de buscar soluções para esses e outros problemas. Eles reclamam, ainda, de descontos que estariam sendo feitos de forma abusiva e com cálculos feitos de forma equivocada.

Em um contracheque enviado ao Site Miséria, um socorrista que recebe R$ 2 882,20 em proventos, teve seus descontos feitos com base em salário de R$ 4 397,46. Outro socorrista, que pediu para ter sua identidade mantida em sigilo, “há dias é preciso ser feita uma cota entre eles para se comprar gás e água para preparar a alimentação de quem está em plantão”.

Mesmo sendo um serviço do Governo Federal, os custos como fornecimento de água, luz e alimentação devem ser arcados pela prefeitura que mantém base do Samu. Médicos também estão insatisfeitos com o atraso de salários e podem pedir desligamento do programa.

Robson Roque