Juazeiro do Norte - Móveis desenhados são destaques de inovação
INSPIRAÇÃO E REQUINTE
Juazeiro do Norte. O conceito em mobiliários muda, em se tratando de arte. Essa é uma proposta adotada há vários anos, com a experiência de um defensor veterano da regionalidade. A casa tem o nome de Cariri e elabora o conceito, que incorpora as diversas linguagens da arte regional para compor os ambientes arrojados e com simplicidade. Ainda por cima, o café, tipicamente caririense, toma espaço na cena, sendo o lugar ideal para revisitar o universo criativo de artistas regionais, além de promover um mergulho na autenticidade nordestina.
Sustentabilidade
Em quase uma década trazendo um novo design em móveis para a região, de forma artesanal, o artista plástico e designer em móveis, Múcio Duarte, alia a sustentabilidade ambiental com a utilização de madeira de demolição e dormentes à própria criatividade. Adotou o espaço para abrigar os diversos exemplares desenvolvidos de forma exclusiva, dando o nome de Casa Cariri, com sede entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, na divisa das duas maiores cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC). A casa de taipa com cobertura de palha, reúne em seu interior exemplares de arte em barro, zinco, quadros produzidos por artistas locais, além de fogão à lenha, com ágata e desenhos floridos, de 90 anos, uma antiga geladeira retrô da marca Frigidaire, máquina de costura manual, uma câmera rolleiflex, máquina de calcular mecânica e telefone de parede.
Os rádios, daqueles a válvula, os antigos, que lembram as programações radiofônicas regionais. "É algo que trago comigo ao longo da vida, de manter essa memória do regional, do que está mais próximo de nós", ressalta Múcio, ao destacar que esse universo de criatividade se resume à sua própria vida.
Mesmo com os inúmeros modelos de móveis já criados para todos os ambientes de casas, escritórios, apartamento e até play grounds, uma das características do trabalho do designer é justamente poder aproveitar o que a natureza já traz em suas formas. "Procuramos criar em cima do próprio formato da madeira que obtemos aqui", explica. Algumas das peças, a exemplo de uma mesa de canto, em formato meio oval, o vidro utilizado obedece justamente a esse padrão, de acompanhar a modelagem. Os móveis podem ser adquiridos no local.
Capacitação
No Cariri, são poucos os profissionais que se desenvolvem no âmbito puramente artesanal, acompanhando uma tendência de criação para o segmento de móveis. Para isso, Múcio afirma que ao longo dos últimos anos, tem buscado a formação de novos profissionais, muitos deles antes distantes de uma arte que nem tinham noção de que um dia poderiam dominar.
Da produção ao acabamento da madeira. O material utilizado para dar uma coloração natural aos móveis foi desenvolvido por Múcio, à base de petróleo. "Ajuda, ao mesmo que dar uma coloração especial, preservar a madeira por muitos anos", diz ele.
Reforçando a identidade regional, os móveis produzidos pela Casa Cariri já estão presentes em vários ambientes conhecidos da região, a exemplo de hotéis como o Encosta da Serra, e em decorações desenvolvidas em espaços como o do Buteco. O Centro de Convenções do Cariri também contou com a presença de exemplares dos móveis em sua inauguração, sem contar que a arte regional proporciona uma harmonia bem caririense aos ambientes.
O designer desenvolveu sua atividade de forma inata, já que desde cedo começou a transitar pelo mundo da arte regional, com sandálias e roupas criativas.
O trabalho foi evoluindo para outros segmentos de produção. Construiu sua própria casa de taipa, com cobertura de palha.
A ambientação interna segue o mesmo padrão, proporcionando uma sintonia perfeita entre o campo da simplicidade e universo criativo do regionalismo.
O Café passou a ser um aspecto que trouxe a atenção do designer e sua esposa, Luciana Duarte, também artista plástica. "Vimos que era uma opção a mais para quem vinha apreciar o trabalho", afirma Luciana.
E com seis anos de funcionamento, o espaço se estendeu para o 'Café com Móveis'. E veio a tapioca, o cuscuz, omelete, sucos de frutas regionais, além de cafés especiais e os mais sofisticados. Os 'coffe breaks' da Região também ganham em conceito regional, com a culinária oferecida em espaços de eventos.
Visita ilustre
A Casa Cariri passou a ser ponto de referência também aos domingos, servindo tradicional café da manhã. Recentemente, o local recebeu a visita ilustre de Regina Casé. Ela esteve na região gravando o seu programa Um pé de Quê e admirou o espaço, que contempla a arte regional. No local, um registro fotográfico da apresentadora e os proprietários, da animada presença de Casé.
Investindo há décadas no mercado local, como forma de desenvolver a criatividade em cima dos artigos da região, o designer do Cariri acrescenta e fortalece o conceito original e autêntico regionais.
Os móveis passam a não ser apenas decorativos, mas de presença integrada com o seu próprio espaço natural. Essa delicadeza artesanal tem sido destaque e referência do talento no Cariri.
Mais Informações:
Casa Cariri
Juazeiro do Norte
Avenida Padre Cicero, 5104
Telefone (88) 8807-0015/ 9641.4054
Elizângela Santos
Repórter
Inspiração
"O regional é algo já inato à minha experiência de ser daqui. Adoto essa inspiração para produzir o meu trabalho e repassar"
Múcio Duarte
Artista plástico
"Temos inspiração local. O espaço traz isso também na culinária regional, que vai desde a típica tapioca ao cuscuz e o café"
Luciana Duarte
Artista plástica
Comentários