Seagri debate fortalecimento do Programa de Agricultura Urbana de Juazeiro

Seagri e UFCA a caminho de hortas urbanas e hortos medicinais (foto: Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), reuniu técnicos nesta terça-feira, 2, para debater o fortalecimento do Programa de Agricultura Urbana. Na ocasião, esteve participando da reunião, o Professor Jailton Macena de Araújo, do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Secretário da pasta, Romão França, destaca que temática trabalhada pelo docente vem se somar aos esforços do corpo técnico da secretaria, na perspectiva de incremento das hortas urbanas e hortos medicinais.
“Esse primeiro momento foi enriquecedor para ambas as instituições parceiras, Prefeitura e Universidade”, disse ele. Ainda acrescentou que já foi programada outra reunião para próxima semana, na perspectiva de elaborar um plano de trabalho.

LEIA MAIS

Museu do Memorial Pe. Cícero passará por reforma e modernização

Memorial Padre Cicero, grande projeto de reforma (Foto: Assessoria de Imprensa)

O museu da Fundação Memorial Padre Cícero passará por reforma. A obra será iniciada no próximo dia 22 de abril, através da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e memorial. O recurso de R$ 100 mil a ser investido nas reformas são resultado do prêmio recebido pela Fundação Memorial Padre Cícero através de um projeto submetido ao Edital Modernização de Museus 2019, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Projeto Piloto Ação Educativa para o Público Romeiro aperfeiçoou o atendimento no local durante as principais romarias que acontecem ao longo do ano, nos períodos de maior fluxo de visitantes na cidade e, consequentemente, no Museu. O memorial foi uma das 28 instituições contempladas, entre 200 concorrentes em todo o Brasil.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, destaca a importância da preservação desses espaços que abrigam a história de Juazeiro do Norte, a exemplo do Memorial. Para ele, essa reforma e modernização do espaço de expografia vem em boa hora, principalmente em um ano em que se comemora o cinquentenário do monumento do sacerdote, no Horto.

Durante o período das obras, após a Semana Santa, as visitações ao museu estarão suspensas. De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, o cronograma prevê a entrega do Museu reformado durante a Semana do Município, cuja culminância se dá em 22 de julho, data em que se comemora o aniversário de Juazeiro do Norte. “Nós reabriremos durante a Semana do Município como um presente para Juazeiro do Norte”, disse. Continuam funcionado no local o auditório, a biblioteca e o setor administrativo. Ela destaca ainda que algumas peças do museu ficarão em exposição no hall do auditório, como os quadros do artista Marcus Jussier e o canhão da Guerra de 1914.

Nova exposição

Após a reforma, uma nova exposição de longa duração (termo usado atualmente para o que antes se designava exposição permanente) será aberta ao público. Com curadoria da equipe de historiadores que atuam no Memorial Padre Cícero, sob a coordenação da Presidente da Fundação, Cristina Holanda, o acervo atual será apresentado respeitando diretrizes apontadas pelo Estatuto de Museus (Lei Federal 1.904/2009, regulamentada pelo Decreto Presidencial 8.124/2013). A expografia leva assinatura da Diretora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Lis Cordeiro. “O acervo atual será apresentado no mesmo espaço, mas com um novo mobiliário e iluminação mais apropriados”, destaca Cristina Holanda.

Catálogo ilustrado

Além da nova exposição, o plano de trabalho desenvolvido pela equipe da Fundação Memorial Padre Cícero inclui ainda a elaboração de um catálogo ilustrado do acervo museológico da Fundação, a primeira obra dessa natureza durante os 30 anos de existência da instituição, que deverá ser entregue aos munícipes na reabertura do museu.

Foto: Lino Fly

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: