Cristãos da Síria rezam pela paz na missa de Natal

Conflito entre rebeldes e exército já matou mais de 44 mil pessoas no país.

Da AFP

Cristãos sírios rezavam pela paz e pelo fim da guerra civil na noite desta segunda-feira (24), após 21 meses de conflito que já matou mais de 44 mil pessoas na Síria, em uma missa de Natal na igreja católica de Notre Dame, no bairro Qoussour de Damasco.

"Desejamos que a segurança e a paz sejam restabelecidas e que o sorriso volte aos rostos de todas as crianças", afirmou Heba Chaoui, 24 anos, uma das fiéis na igreja de Notre Dame.

Ao menos mil católicos foram à igreja no bairro de Qoussour para a missa de Natal, tradicionalmente celebrada à meia-noite mas que este ano foi antecipada para às 18h locais (14h de Brasília) por razão de segurança.

"Este ano temos uma pequena árvore de Natal e a festa vai se resumir à missa. A festa será triste, mas vamos agradecer a Deus apesar de tudo", disse Ryad Ghanem, de 45 anos, acompanhado da mulher e das duas filhas, de 12 e 15 anos.

Hassan Khoury, 51 anos, que trabalha na Notre Dame, confirmou que "nos anos passados o Natal era uma festa, mas neste ano não há alegria".

"Não podemos fazer festa quando a morte está presente por todo o país", mas "rezar é indispensável para que possamos sair da crise que atravessamos".

Jeannette, 65 anos, uma elegante senhora, foi à igreja de Notre Dame para "rezar ao Senhor por uma solução para a Síria", onde os cristãos representam 5% da população.