Incêndio destrói parte de templo budista, um dos mais antigos da China
Local tem 1.500 anos de história; o incêndio não registrou vítimas
Por Laura Alexandre 14/11/2025
Um incêndio atingiu o Pavilhão Wenchang, parte do Templo Yongqing, na China — Foto: Reprodução/ X @AlertaMundoNews/@bbbrezenski
Um incêndio atingiu o Pavilhão Wenchang, parte do Templo Yongqing, localizado na província de Jiangsu, na China. Trata-se de um dos templos budistas mais antigos do país asiático. As autoriades locais confirmaram a ocorrência, na quarta-feira (12), ao portal de notícias South China Morning Post. Não houve registro de vítimas.
Vídeos do incêndio viralizaram nas redes sociais. As gravações mostram o momento exato em que o fogo toma conta do local e parte da estrutura cai. As chamas começaram por volta das 11h do horário local e se espalharam rapidamente. O corpo de bombeiros controlou o fogo no mesmo dia, mas o pavilhão ficou totalmente destruído. Veja abaixo:
Pavilhão de templo histórico chinês pegou fogo na província de Jiangsu, no leste do país
O Templo Yongqing foi construído por volta do ano 536 d.C., durante o período das dinastias do Sul, e fica localizado aos pés da Montanha Fênix. A estrutura tem cerca de 1.500 anos de história e havia passado por uma reconstrução recente, preservando o projeto original.
As outras partes do templo não sofreram danos com o incêndio. A expectativa é de que ele siga funcionando normalmente.
https://extra.globo.com/mundo/noticia/2025/11/incendio-destroi-parte-de-templo-budista-um-dos-mais-antigos-da-china.ghtml




Comentários