Lista que inclui brasileiros a deixar Gaza tem cidadãos de mais 14 países

Além dos brasileiros, a lista de saída tem cidadãos de outros 14 países, com 554 pessoas

Por Gabriel Croquer, Matheus Moreira, Isabela Leite, g1

Passagem de Rafah, na fronteira do Egito com a região sul da Faixa de Gaza — Foto: Reuters

Grupo de 34 brasileiros estava pronto para deixar a zona de guerra nesta sexta-feira (10), mas passagem de Rafah, que separa Gaza do Egito, foi fechada de novo.

Mais de um mês depois do início da guerra entre Israel e Hamas, um grupo de 34 brasileiros finalmente conseguiu entrar na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza por meio da passagem de Rafah, na fronteira do Egito.

No entanto, pouco depois da liberação, a passagem de Rafah foi fechada e embaixadores do Brasil dizem não saber se brasileiros vão deixar o local nesta sexta-feira (10), como era previsto.

Além dos brasileiros, a lista de saída tem cidadãos de outros 14 países, com 554 pessoas. Essa seria a sétima leva de estrangeiros que deixaria o local.

Bombardeios na passagem

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou ao g1 que a passagem foi fechada nesta sexta por conta da passagem de ambulâncias no local e afirmou que ainda não é possível dizer se a saída dos brasileiros ocorrerá hoje ou no fim de semana.

"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto", declarou. "A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberta por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje".

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/11/11/lista-que-inclui-brasileiros-a-deixar-gaza-tem-cidadaos-de-mais-14-paises-veja-relacao.ghtml