Discórdia sobre orçamento pode levar EUA à recessão, diz Bernanke

'Incertezas são aumentadas por discórdia e atraso', segundo Bernanke.

Do G1, com informações da Reuters e da AFP

O presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, afirmou nesta terça-feira (20) que os políticos norte-americanos devem chegar a um acordo oportuno sobre o orçamento para garantir que a recuperação econômica não saia dos trilhos.

Bernanke pediu ao Legislativo e ao Executivo dos EUA para que evitem uma crise gerada pelo "abismo fiscal", que pode ser provocado pela falta de acordo político entre democratas e republicanos.

"O Congresso e o governo devem proteger a economia e impedir que se produza o violento saneamento das finanças públicas previsto para o início do próximo ano caso se mantenha a atual legislação", disse Bernanke em um discurso em Nova York.

O chefe do banco central disse que a economia dos Estados Unidos pode ter um 2013 forte se os políticos chegarem rapidamente a um acordo para evitar o chamado abismo fiscal, acrescentando que o estímulo mais recente do Fed continuará dando apoio.

Bernanke argumentou que os temores sobre o abismo de vencimento de cortes de impostos e reduções de gastos do governo, programados para entrar em vigor no começo do ano que vem, já estão causando incertezas nos mercados financeiros e possivelmente prejudicando o crescimento.

"Tais incertezas só serão aumentadas por discórdia e atraso", disse ele em comentários preparados para o Clube Econômico de Nova York. "Por outro lado, cooperação e criatividade para dar clareza fiscal --em particular, um plano para resolver as questões orçamentárias de longo prazo sem prejudicar a recuperação-- podem ajudar a tornar o novo ano muito bom para a economia norte-americana."