Ao menos 31 marinheiros desaparecem após naufrágio de navio na Tailândia

Das 106 pessoas a bordo, 75 foram retiradas das águas em uma operação de resgate

Pelo menos 31 marinheiros da Marinha tailandesa estavam desaparecidos na segunda-feira depois que seu navio afundou na costa sudeste da Tailândia, disse um porta-voz naval Handout / ROYAL THAI NAVY/AFP

Embarcação enfrentou fortes marés antes de ter pane nos sistemas operacionais; Marinha faz operação de busca

Por O Globo e Agências Internacionais

O navio HTMS Sukhothai estava patrulhando o Golfo da Tailândia, a cerca de 20 milhas náuticas do cais de Bang Saphan, no sul de Prachuap Khiri Khan, quando enfrentou fortes marés e naufragou no final da noite deste domingo. Segundo o porta-voz da Marinha Tailandesa, ao menos 31 desaparecidos ainda estão sendo procurados.

"A água do mar entrou nos sistemas operacionais do navio, que logo pararam de funcionar, fazendo com que o navio ficasse sem energia e perdesse o controle", disse ele na manhã desta segunda-feira.

Uma missão de resgate foi lançada depois que o sistema eletrônico da embarcação foi danificado, com fotos compartilhadas pela marinha mostrando o navio completamente adernado para um lado.

Das 106 pessoas a bordo, 75 foram retiradas das águas em uma operação de resgate envolvendo dois helicópteros seahawk, duas fragatas e um navio anfíbio.

A operação de busca e resgate, que começou às 7h, estava em andamento, acrescentou o comunicado. Cerca de 11 militares da marinha estão sendo tratados no hospital Bang Saphan, em Prachuap Khiri Khan, uma cidade no sul da Tailândia, enquanto outros 40 foram alojados em abrigos da região.

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/12/ao-menos-31-marinheiros-tailandeses-desaparecem-apos-naufragio-de-navio.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo