Barco brasileiro que transportava 4,6 toneladas de cocaína é interceptado pela Marinha da França

A PF disse que o barco havia deixado o Brasil vinte dias antes de ser pego, após atravessar o Atlântico

Segundo Europol, a polícia da União Europeia, embarcação com bandeira do Brasil foi pega na costa de Serra Leoa, quando seguia para a Europa. PF participou de investigação com França, Reino Unido e EUA para interceptar barco, que transportava droga avaliada em R$ 824 milhões.

Por g1

Em primeiro plano, embarcação brasileira que, segundo a Europol, transportava mais de 4 toneladas de cocaína, após ser interceptado por Marinha francesa, em 30/11/2022 — Foto: Marinha francesa via Europol

Uma pequena embarcação brasileira transportando mais de 4,6 toneladas de cocaína no valor de 150 milhões de euros (cerca de R$ 824 milhões) foi interceptada pela Marinha francesa, afirmou a Europol, a polícia da União Europeia, nesta quarta-feira (7).

A Europol informou que o barco, que estava a caminho da Europa, foi interceptado em 30 de novembro na costa de Serra Leoa, após trabalho conjunto de inteligência da França,Reino Unido, Estados Unidos e o Brasil.

Ainda de acordo com a Europol, a Polícia Federal brasileira participou das investigações, junto da Polícia Nacional da França, da Agência Nacional de Crimes do Reino Unido e da DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos, além do Centro de Crimes Organizados da Europol. A PF confirmou que integrou a operação.

A PF disse que o barco havia deixado o Brasil vinte dias antes de ser pego, após atravessar o Atlântico. A embarcação, de acordo com a Marinha francesa, tem 68 pés - o equivalente a cerca de 21 metros de comprimento. Os tripulantes foram detidos e estão sob custódia da França.

"Uma investigação está em andamento para identificar os grupos criminosos envolvidos em ambos os lados do Oceano Atlântico", disse a polícia da UE em comunicado.

Investigação conjunta

A Polícia Federal do Brasil informou ter realizado uma operação de "interdição" em águas internacionais na semana passada, cinco dias antes do anúncio da Interpol. Ao g1 SC, o órgão confirmou que ação tinha como alvo a embarcação brasileira.

"A droga, a embarcação e os tripulantes ficaram sob custódia da Marinha Francesa, responsável pela realização da abordagem em alto-mar", disse a PF em nota.

Ainda de acordo com a PF, "as investigações prosseguem com o objetivo de identificar os demais participantes da organização criminosa".

O local de onde a embarcação partiu não foi informado pela polícia.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/12/07/navio-brasileiro-que-transportava-46-toneladas-de-cocaina-e-interceptado-pela-marinha-da-franca.ghtml