Tempestade faz rio transbordar e deixa mortos em Joanesburgo, na África do Sul

Segundo serviços de emergências locais, correnteza levou ao menos 14 pessoas que participavam de ritual religioso.

Por France Presse

Equipe de resgate procura desaparecidos no rio Jukskei, em Joanesburgo, na África do Sul, em 4 de dezembro de 2022; tempestade repetina causou transbordamento e correnteza — Foto: AP

Uma tempestade que atingiu Joanesburgo, na África do Sul, neste sábado (3) deixou ao menos 14 mortos, anunciaram serviços de emergências locais. De acordo com os relatos, o rápido aumento do volume de águas fez um rio transbordar, e as vítimas foram levadas pela correnteza.

Compartilhe esta reportagem no WhatsApp

Compartilhe esta reportagem no Telegram

"Ontem à noite, um grupo de pessoas participava de rituais religiosos no rio quando caiu uma tempestade", relatou neste domingo (4) o porta-voz dos serviços de emergência da cidade, Robert Mulaudzi.

No momento da enchente, 33 pessoas estavam nas margens do pequeno rio Juskei.

O balanço de mortos subiu para 14 com a descoberta de mais cinco corpos, disse Mulaudzi à AFP, acrescentando que não é possível dar o número exato de pessoas desaparecidas. "A esperança de encontrá-los vivos é cada vez menor", afirmou o porta-voz. Segundo ele, muitos "foram arrastados pela força da corrente".

O pastor que fazia os batismos sobreviveu.

As inundações repentinas dos rios são comuns em Johannesburgo, onde as tempestades, especialmente nas tardes do verão austral, costumam ser abruptas e violentas.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/12/04/tempestade-faz-rio-transbordar-e-deixa-mortos-em-joanesburgo-na-africa-do-sul.ghtml