Primeiro-ministro de Portugal declara apoio a Lula
O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade.
António Costa, chefe do governo português desde 2015, disse ter 'saudade das relações de amizade entre Portugal e Brasil'. Ao g1, equipe de Costa confirmou apoio.
Por Luisa Belchior, g1
Primeiro-ministro de Portugal declara apoio a Lula
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, declarou nesta terça-feira (25) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o primeiro-ministro diz ter "muita saudade das relações de amizade entre Portugal e Brasil".
Ao g1, a equipe de Costa confirmou o apoio do líder português a Lula e disse que o vídeo foi gravado e enviado nesta terça à campanha do brasileiro.
Na gravação, Costa afirma falar como secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, cargo que também ocupa - a sigla foi reeleita para governar o país em janeiro deste ano.
"O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem interfere nas eleições dos irmãos brasileiros. Mas o secretário-geral do PS, o amigo do Brasil, tem muita saudade das relações de proximidade, de amizade entre Portugal e Brasil", declarou Costa. "O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva".
António Costa, que é primeiro-ministro de Portugal desde 2015, se reelegeu ao cargo em janeiro com maioria absoluta. Ele é também secretário-geral do PS desde 2014 - no regime parlamentar de Portugal, os eleitores votam em um partido nas eleições gerais, e a sigla que conquistar mais assentos no Parlamento indica quem será o primeiro-ministro, geralmente seu secretário-geral.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/25/em-video-primeiro-ministro-de-portugal-declara-apoio-a-lula.ghtml
Comentários