Cobra venenosa de cor rara é encontrada em estacionamento na Austrália

Veneno da cobra marrom paralisa progressivamente os nervos do coração, pulmões e o diafragma da vítima

Por Redação, do Um Só Planeta

Jake Stinson / Jake's Reptile Relocations

O réptil da espécie Pseudonaja textilis é responsável pelo maior número de mortes por picada de cobra no país, mas especialistas explicam que a variedade laranja é particularmente incomum

Não só uma, mas duas cobras marrons altamente venenosas foram capturadas nos últimos dias em um estacionamento em Queensland, na Austrália. O réptil da espécie Pseudonaja textilis é responsável pelo maior número de mortes por picada de cobra no país e faz parte da família elapidae — a mesma da jararaca — composta por serpentes peçonhentas que possuem um dente inoculador de veneno na frente da mandíbula.

O responsável pela captura dos animais, o apanhador Jake Stinson, que administra a Jake's Reptile Relocations, postou imagens das cobras nas redes sociais. Segundo ele, essa espécie normalmente tem uma tonalidade marrom, vermelha ou preta, e a variedade laranja é particularmente incomum.

"Esse espécime laranja é um exemplo perfeito para mostrar que as cobras marrons vêm em muitas cores diferentes e para as pessoas não tentarem identificar uma cobra com base na cor. Conhecer animais únicos, que muitos entusiastas como eu vivem a vida toda sem encontrar, adiciona uma conexão especial ao meu trabalho com a fauna local", disse Stinson à Newsweek.

Como acontece com a maioria dos elapidae, o veneno da cobra marrom é uma neurotoxina que paralisa progressivamente os nervos do coração, pulmões e o diafragma da vítima, fazendo com que a pessoa sufoque. Ele também contém um coquetel de outras toxinas, incluindo poderosos pró coagulantes, que podem levar a convulsões, parada cardíaca, danos nos rins e sangramento. Na natureza, estas serpentes comem uma variedade de pequenos animais, incluindo sapos, pássaros, ratos e camundongos. Em cativeiro, no entanto, podem até comer uns aos outros, especialmente em condições apertadas.

“Se as pessoas entrarem em contato com cobras potencialmente perigosas, é importante lembrar que ela não quer nada com você e seu objetivo é não ser vista. Elas normalmente não querem ficar por perto e os encontros geralmente acontecem apenas quando estão de passagem", afirmou Stinson.

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/10/05/cobra-venenosa-de-cor-rara-e-encontrada-em-estacionamento-na-australia.ghtml