EUA se dizem frustrados com fracasso em negociações com Irã
Agência negocia reabrir investigação sobre fabricação de bomba nuclear.
Reuters
Herman Nackaerts, diretor geral da AIEA (esq.), e o embaixador iraniano na Agência Ali Asghar Soltanieh, se reuniram nesta sexta-feira (8) para discutir o programa nuclear iraniano
A falta de progresso nas negociações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é frustrante e mostra que Teerã ainda não honrou o compromisso com os observadores da Organização das Nações Unidas (ONU), disse neste sábado (9) um representante dos Estados Unidos.
A AIEA e o Irã não chegaram a um acordo na sexta-feira (8) para reabrir a investigação sobre as supostas pesquisas para a fabricação de uma bomba nuclear pelo país, um retrocesso que diminui drasticamente as chances de sucesso nas negociações entre o Irã e grandes potências no fim deste mês.
A AIEA, agência com sede em Viena da ONU, disse que não houve nenhum progresso no encontro que visava a um acordo para reabrir a investigação. "Estamos desapontados", declarou Robert Wood, enviado dos Estados Unidos para a AIEA, em e-mail à Reuters.
"Os acontecimentos de ontem deixaram claro que o Irã ainda não honrou o compromisso com a AIEA e ressaltam a necessidade de o país trabalhar com a AIEA para tratar das preocupações da comunidade internacional", acrescentou.
Comentários