Tubarão mais rápido do mundo é visto pela 1ª vez em 10 anos na Espanha

Listado como ameaçado de extinção, o tubarão mako não era visto na costa mediterrânea há mais de 10 anos

POR REDAÇÃO VIDA DE BICHO

O tubarão mako é conhecida por ser a mais rápida do mundo (Foto: Canva/ Creative Commoms)

A espécie se encontra atualmente nas listas internacionais de animais ameaçados de extinção

Algo raro aconteceu em Barcelona, na Espanha. Um fotógrafo subaquático registrou imagens do tubarão mais rápido do mundo ao redor da costa. O peixe é capaz de chegar a 45 milhas por hora, algo em torno de 70 quilômetros por hora - para se ter uma ideia, esta é a velocidade limite em pistas centrais na cidade de São Paulo.

Listado como ameaçado de extinção, o tubarão mako não era visto na costa mediterrânea há mais de 10 anos. Infelizmente, por ser alvo da pesca industrial e do comércio internacional de barbatanas, são raras as aparições da espécie, também conhecida pelo nome de tubarão-sardo e marraxo.

David Jara, fotógrafo que registrou a cena, disse em entrevista ao El Pais que ficou impressionado com o animal. Em alguns casos, os tubarões podem chegar a 4 metros de comprimento e pesar meia tonelada.

“No começo, pensamos que era um peixe-lua, mas logo notamos uma barbatana dorsal. Então nos aproximamos, paramos a uma distância segura e ele também se aproximou do barco”, relatou ao veículo espanhol.

Por fim, o artista revelou que teve vontade de pular no mar para conseguir imagens mais detalhadas da espécie, porém, percebeu que seria arriscado e preferiu se manter em segurança no barco.

https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/07/tubarao-mais-rapido-do-mundo-e-visto-pela-1-vez-em-10-anos-na-espanha.html