Invasores ocupam mansão de bilionário russo em Londres

Vocês ocupam a Ucrânia, nós ocupamos vocês”, estava escrito na declaração

Invasores ocupam mansão de bilionário russo em Londres — Foto: REUTERS/Peter Nicholls

'Essa propriedade foi liberada', dizia uma das faixas penduradas na propriedade. Mansão fica em uma região nobre de Londres, onde também ficam diversas embaixadas.

Por Reuters

Invasores ocupam mansão de bilionário russo em Londres

Nesta segunda (14), invasores invadiram uma mansão em Londres, que pode pertencer a Oleg Deripaska, bilionário russo alvo de sanções. Eles penduraram na fachada uma bandeira da Ucrânia e uma faixa com a frase: “Essa propriedade foi liberada”.

“Ao ocupar essa mansão, queremos mostrar solidariedade ao povo da Ucrânia, mas também às pessoas da Rússia que nunca apoiaram essa loucura”, declaram os invasores que se autodenominaram anarquistas.

“Vocês ocupam a Ucrânia, nós ocupamos vocês”, estava escrito na declaração.

Eles também disseram que a mansão serviria como um centro para refugiados e que iriam invadir outras propriedades.

A polícia britânica disse que foi chamada pela manhã após uma denúncia de que invasores estavam na mansão na praça de Belgrave, uma região nobre de Londres que também abriga diversas embaixadas.

Os policiais chegaram a entrar na mansão, mas disseram que não havia ninguém lá dentro. Nas imagens é possível ver que os invasores ocupam as sacadas e uma das janelas está aberta.

“Continuamos conversando com os ocupantes que estão nas sacadas da mansão, tentando garantir a segurança de todos”, disse a polícia.

Um porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson falou sobre a ocupação. “A invasão é ilegal, mas ao mesmo tempo estamos avaliando como fazer um uso adequado desses bens apreendidos”, disse o porta-voz. “Obviamente não achamos que as pessoas devam infringir a lei.”

Até a última atualização dessa reportagem, os invasores continuavam ocupando a mansão.

Bilionário russo

Documentos de 2007 do tribunal de Londres identifica Oleg Deripaska como o proprietário. Na época, a mansão e uma outra casa fora de Londres foram avaliadas juntas em US$ 52 milhões.

O Reino Unido bloqueou os bens de Deripaska na última quinta (10), junto com outros oligarcas russos próximos de Putin e que são apontados como apoiadores da invasão russa na Ucrânia.

Reino Unido bloqueia bens de Abramovich, dono do Chelsea

Um pouco antes da imposição de sanções e bloqueio de bens, Deripaska disse que a paz era necessária o mais rápido possível e que a Rússia seria diferente após o conflito.

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/03/14/invasores-ocupam-mansao-de-bilionario-russo-em-londres.ghtml