Explosões são ouvidas em Kiev e nos arredores da capital ucraniana

Militares russos realizaram ataque a base militar e a estação de energia.

Zelensky: 'Forças ucranianas controlam Kiev'

Kiev ainda é controlada pela Ucrânia, diz Zelensky

O presidente Volodymyr Zelensky disse neste sábado (26) que a capital Kiev ainda está sob controle da Ucrânia, mesmo com a invasão russa que começou na quinta-feira. "Nós resistimos e estamos repelindo os ataques inimigos com sucesso. A luta continua", ele afirmou em um vídeo publicado em redes sociais.

"Já temos apoio de quase todos os países da União Europeia para desconectar a Rússia do Swift (rede de pagamentos). Espero que a Alemanha e a Hungria tenham coragem de apoiar essa decisão. Temos coragem de defender nossa terra natal, de defender a Europa", ele disse.

Soldados ucranianos buscam bombas não detonadas em Kiev, em 26 de fevereiro de 2022 (Foto: Sergei Supinsky / AFP)

O Reino Unido afirmou que, agora, o maior volume de soldados da Rússia está a 30 quilômetros do centro de Kiev.

Rússia não precisa mais de laços diplomáticos com o Ocidente, diz ex-presidente Medvedev

Para Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e principal autoridade de segurança do país, a Rússia não precisa de laços diplomáticos com o Ocidente depois de impor sanções a Moscou pelo que ele chamou de "operação militar russa na Ucrânia".

Na sua página oficial na rede social russa VK, Medvedev disse que era hora de "trancar as embaixadas com cadeado".

Ele também afirmou que Moscou continuará sua operação na Ucrânia até atingir as metas definidas pelo presidente Vladimir Putin.

Zelensky promete armar voluntários

O presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, afirmou neste sábado (26) que eles vão armar aqueles que quiserem ajudar os militares ucranianos.

O líder afirmou também que é preciso parar essa guerra e que é possível viver em paz.

Há milhares de vítimas e centenas de prisioneiros que não entendem por que eles foram enviados à Ucrânia para morrer, segundo ele, em uma aparente menção aos russos que morreram em combate.

O presidente ucraniano disse ainda que os cidadãos de seu país ganharam o direito à cidadania da União Europeia e que esse é um momento importante para que os países do bloco deem apoio.

O Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia afirmou que a França vai enviar armas para o país enfrentar os invasores russos.

Há 29 minutos

Tropas russas chegam à região de Lviv

Soldados russos chegaram à região da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, segundo a agência russa Interfax.

A embaixada dos EUA na Ucrânia foi transferida de Kiev para Lviv em 14 de fevereiro. A cidade no oeste da Ucrânia, longe da fronteira com a Rússia, havia se tornado uma espécie de refúgio para um número crescente de ucranianos que saem do leste do país.

O prefeito disse que três helicópteros russos pousaram em Brody, e que havia cerca de 60 pessoas nas aeronaves. "As forças armadas ucranianas estão repelindo os invasores, estamos mantendo a situação sob controle", afirmou ele.

Há 54 minutos

Seleção de futebol da Polônia se recusa a enfrentar a Rússia

O presidente da Federação Polonesa de futebol afirmou que a seleção de seu país não vai enfrentar o time russo pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O jogo estava marcado para acontecer no dia 24 de março.

Há 1 hora

Rússia ameaça veículos de comunicação por cobertura de invasão

O órgão de regulamentação da mídia da Rússia ameaçou dez veículos de imprensa russos de restringir o acesso aos seus sites por causa da cobertura da invasão da Ucrânia.

Segundo a entidade, esses dez veículos estão relatando falsamente a invasão (o governo russo chama de operação militar especial).

Entre os dez veículos está a “Novaya Gazeta”, jornal russo cujo editor-chefe, Dmitry Muratov, venceu o prêmio Nobel da Paz no ano passado.

O órgão regulador deu ordem para que os jornais, sites e rádios apaguem informações que estão no ar.

Guerra na Ucrânia: foto mostra explosão em área próxima a Kiev

Há 1 hora

EUA ofereceram tirar Zelensky do país, que recusou a oferta

O presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, recebeu uma oferta do governo dos Estados Unidos para deixar a cidade de Kiev, mas recusou a oferta. Ele teria respondido o seguinte: “A luta é aqui, eu preciso de munição, e não de uma carona”, segundo o relato de um dirigente de uma agência de inteligência dos EUA à agência Associated Press.

De vencedor da Dança dos Famosos a presidente da Ucrânia: saiba quem é Volodymyr Zelensky

Há 2 horas

Quase 200 ucranianos mortos, diz agência da Rússia

Pelo menos 198 ucranianos, entre eles 3 crianças, morreram nas lutas desencadeadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo o Ministério de Saúde da Ucrânia, de acordo com a agência de notícias Interfax, da Rússia.

O número de feridos é de 1.115, incluindo 33 crianças. Não ficou claro se os dados são apenas de vítimas civis.

O Ministério de Defesa da Rússia disse neste sábado (26) que não tem cidades ucranianas como alvo e que os militares russos estão tomando medidas para evitar perdas civis.

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/guerra-ucrania-russia-putin-invasao.ghtml