Primeira-ministra da Nova Zelândiacancela cerimônia de casamento com alta de casos de Covid-19

País vai endurecer as regras para ouso de máscaras e limitar o número de pessoas em encontros.

Jacinda Arder durante debate, emsetembro de 2020 — Foto: Fiona Goodall//Reuters

Por g1

A primeira-ministra da Nova ZelândiaJacinda Ardern, disseque vai cancelar o seu casamento depois que o país decidiu impor novasrestrições para tentar conter o avanço de casos de coronavírus.

A partir da meia-noite de domingo, a Nova Zelândia vai endureceras regras para o uso de máscaras e limitar o número de pessoas em encontros,informou a agência Reuters. Bares, restaurantes e eventos como casamentos terãoum limite para receber 100 pessoas.

O país registrou nove casos davariante ômicron. A transmissão comunitária foi registrada depois que umafamília viajou das ilhas do norte para o sul para participar de uma festa decasamento.

"Meu casamento não vai acontecer",afirmou Jacinda. Ela não havia divulgado a data, mas a imprensa localespeculava que a cerimônia seria realizada em breve. "Não sou diferente,ouso dizer, de milhares de outros neozelandeses que tiveram impactos muito maisdevastadores (na pandemia)", acrescentou.

O governo da Nova Zelândia éconsiderado um dos que melhor combateu a pandemia de coronavírus. Cerca de 94%da população com mais de 12 anos está totalmente vacinada, de acordo com aReuters.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/01/22/primeira-ministra-da-nova-zelandia-cancela-casamento-com-aumento-de-casos-de-coronavirus.ghtml