Princesa saudita e sua filha são libertadas após três anos na prisão

A princesa está bem, mas buscará perícia médica.

Souhoud Al Sharif, filha da princesa Basmah (Foto: reproduçã YouTube)

A princesa Basmah e sua filha Souhoud teriam sido presas por criticar o governo do Rei Salman e por questionar o paradeiro da fortuna deixada pelo Rei Saud, morto em 1969

A princesa Basmah Bint Saud bin Abdulaziz Al Saud, de 57 anos, e sua filha, Souhoud Al-Sharif, foram libertadas da prisão após três anos de desaparecimento, revelou a Reuters. Basmah, filha mais nova do falecido Rei Saud, que governou o país até 1964, estava desaparecida com sua herdeira desde março de 2019. À época da prisão, conseguiu compartilhar uma postagem em que dizia que elas tinham sido encaminhadas a Al-Ha'ir, um presídio de segurança máxima em Riade, capital do país, mas a mensagem posteriormente foi apagada.

“As duas senhoras foram libertadas de sua prisão arbitrária e chegaram a sua casa em Jeddah na quinta-feira”, disse Henri Estramant, seu advogado. “A princesa está bem, mas buscará perícia médica. (…) Ela parece cansada, mas está de bom humor e grata por se reunir com seus filhos pessoalmente”, concluiu sua mensagem.

A família de Al Saud, em uma petição enviada à ONU em 2020, disse que Bashmah pode ter sido detida "como uma crítica aberta dos abusos em nosso país de nascimento, mas também por perguntar sobre a fortuna congelada deixada [por] seu pai". O Rei Saud, primeiro monarca do país a abrir negócios com o governo americano, foi o segundo Rei da Arábia Saudita e morreu em 1969. Atualmente, que rege o país árabe é Salman bin Abdulaziz Al Saud, o Rei Salman, primo de Basman no trono desde 2015.

https://revistamonet.globo.com/Noticias/noticia/2022/01/princesa-saudita-e-sua-filha-sao-libertadas-apos-tres-anos-na-prisao.html

Souhoud Al Sharif, filha da princesa Basmah (Foto: reproduçã YouTube)