Tornado atinge 5 estados americanos e autoridades falam em dezenas de mortes
"É uma tragédia. E ainda não sabemos quantas vidas foram perdidas, lamentou Biden em um pronunciamento na TV.
Após tornados devastadores nos EUA, Biden diz que fenômenos meteorológicos são 'mais intensos' devido às mudanças climáticas
Presidente americano disse que a série de tempestades foi 'uma das piores' da história americana. Mais de 70 pessoas morreram nos cinco estados atingidos.
Por France Presse
Tornado atinge 5 estados americanos e autoridades falam em dezenas de mortes
Horas depois de vários tornados terem devastado cinco estados dos Estados Unidos, o presidente dos americano, Joe Biden, disse neste sábado (11) que o aquecimento global torna os fenômenos meteorológicos cada vez "mais intensos" (veja mais sobre a catástrofe no vídeo acima).
"É uma tragédia. E ainda não sabemos quantas vidas foram perdidas, nem o alcance total do dano", lamentou Biden em um pronunciamento na TV.
Ele classificou a série de tempestades como "uma das piores" da história americana. Até a última atualização desta reportagem, os tornados haviam deixado mais de 70 mortos.
Os cinco estados atingidos foram:
Kentucky (ao menos 70 mortos);
Tennessee (ao menos 3 mortos);
Arkansas (ao menos 2 mortos);
Illinois (ao menos 6 mortos);
e Missouri (ao menos 1 morto)
Quando perguntado se as mudanças climáticas tinham influenciado as tempestades, Biden disse que não poderia afirmá-lo, porque pediria à Agência de Proteção Ambiental do governo para averiguar.
"Mas o fato é que todos sabemos que tudo é mais intenso quando o clima está esquentando tudo", disse o presidente. "E obviamente tem algum impacto aqui, mas não posso dar-lhes uma leitura quantitativa sobre isso."
Biden prometeu visitar a região afetada, mas esclareceu que queria garantir que não ficará "no caminho do resgate e da recuperação". A Casa Branca também já tinha informado que recursos federais seriam direcionados aos locais mais necessitados.
De acordo com o site poweroutage.us, mais de 600 mil consumidores em cinco estados (Michigan, Ohio, Kentucky, Tennessee e Pennsylvania) estavam sem energia elétrica no início da noite deste sábado.
Governador do Kentucky, o democrata Andy Beshear já havia afirmado mais cedo que o número de vítimas no estado poderia chegar a mais de 100 antes de o sábado terminar.
"Esse vai ser um dos piores danos provocados por tornados que nós vimos em muito tempo", afirmou Beshear numa entrevista à TV local WLKY. Ele declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional do estado para auxiliar no socorro das áreas afetadas.
Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Segundo a WLKY, mais de 100 pessoas que estavam no edifício.
"Mayfield será o marco-zero", disse o diretor de gestão de emergências de Kentucky, Michael Dossett, à rede CNN. "A cidade levou o pior golpe. Há uma devastação em massa", acrescentou ele, segundo a agência AFP.
No Tennessee, o clima extremo matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal.
Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.
Em Illinois, o tornado derrubou boa parte de um armazém de distribuição da Amazon, onde dezenas de pessoas trabalhavam no turno noturno, processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano. De acordo com a agência Reuters, duas mortes foram confirmadas pelas autoridades locais.
O chefe de polícia local disse à imprensa que cerca de 50 pessoas estavam no depósito da Amazon quando ele foi atingido pelo tornado por volta das 20h30 desta sexta-feira (10).
Segundo a Deutsche Welle, no estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em desabamentos de edifícios.
Segundo a polícia, o homem praticou 'cyberpedofilia' contra a jovem de 14 anos. Mãe descobriu mensagens no celular da filha e acionou a polícia.
Por Any Cometti, g1 ES
Homem foi preso no ES suspeito de induzir adolescente a matar os pais e tirar a própria vida
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (9), um homem de 18 anos suspeito de praticar cyberpedofilia contra uma adolescente de 14 anos induzi-la assassinar seus pais e tirar a própria vida.
Homem é preso no ES suspeito de induzir adolescente a matar os pais e tirar a própria vida
Segundo a polícia, o homem praticou 'cyberpedofilia' contra a jovem de 14 anos. Mãe descobriu mensagens no celular da filha e acionou a polícia.
Por Any Cometti, g1 ES
Homem foi preso no ES suspeito de induzir adolescente a matar os pais e tirar a própria vida
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (9), um homem de 18 anos suspeito de praticar cyberpedofilia contra uma adolescente de 14 anos induzi-la assassinar seus pais e tirar a própria vida.
Segundo a polícia, o preso foi encontrado no bairro Taquara I, na Serra, na Grande Vitória, após investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (CRCC). O caso foi divulgado nesta sexta (10), em coletiva de imprensa.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações começaram depois que a mãe da menina descobriu mensagens com conteúdo pornográfico no celular da filha, o chamado "sexting".
Quando a polícia começou as investigações, descobriu que o jovem de Goiás já estava morando no Espírito Santo, a poucos metros da casa da adolescente.
"Começou a se relacionar com a menina quando ela tinha 13 anos de idade, por meio do YouTube, depois do YouTube passaram para outras redes sociais, em outras plataformas de conversação e as conversas foram se agravando", contou o delegado Gianno Trindade.
Segundo o delegado, o homem preso e a adolescente trocavam mensagens sobre suicídio e inclusive planejavam a morte dos pais da adolescente. Eles chegaram a planejar como criariam a irmã mais nova dela, de 10 anos.
As investigações mostraram também que o homem e a menor chegaram a praticar um estelionato juntos.
O homem vai responder por uma série de crimes, entre eles corrupção de menor, cyberpedofilia, indução ao suicídio e estelionato. A adolescente vai responder por ato infracional análogo ao crime de estelionato. O nome do preso não foi divulgado.
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2021/12/10/homem-e-preso-suspeito-de-cyberpedofilia-e-induzir-adolescente-a-matar-pais-e-si-propria.ghtml
Comentários