12 mil músicos venezuelanos tentam bater o recorde de maior orquestra do mundo

Andrés David Ascanio, de 34 anos, recebeu a missão de reger a orquestra.

Por France Presse

12 mil músicos da Venezuela tentam bater recorde de maior orquestra do mundo — Foto: Federico Parra/AFP

Atual recorde, de 2019, foi registrado em São Petersburgo, Rússia, por uma orquestra de 8.097 músicos. Organização do Guinness dará o resultado nos próximos dias.

Quase 12 mil músicos venezuelanos interpretaram no sábado (13) a Marcha Eslava de Tchaikovsky, em uma tentativa de bater o novo recorde Guinness de "maior orquestra do mundo", um resultado que será conhecido nos próximos dias.

No pátio da Academia Militar da Venezuela, em Caracas, reuniram-se músicos de todas as regiões do país, integrantes do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, um programa estatal fundado em 1975 pelo falecido maestro José Antonio Abreu e que deu acesso à educação musical para milhares de crianças das classes populares.

"O Sistema", como é conhecido e que serviu de inspiração para vários projetos em dezenas de países, é berço de grandes nomes, como Gustavo Dudamel, diretor musical da Ópera de Paris e da Filarmônica de Los Angeles.

A obra de Piotr Ilich Tchaikovsky, composta em 1876 como hino para inspirar os soldados russos e sérvios na guerra com a Turquia, foi a terceira no programa de oito peças do concerto.

Andrés David Ascanio, de 34 anos, recebeu a missão de reger a orquestra.

"Se uma corda partir, não parem. Caso percam a partitura, continuem de memória, mas não parem", pediu o maestro ao final do ensaio, para não colocar o recorde em risco.

A Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, a mais importante do país, foi a base do grande número de músicos.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2021/11/15/12-mil-musicos-venezuelanos-tentam-bater-o-recorde-de-maior-orquestra-do-mundo.ghtml