Variante Delta se espalha e ameaça temporada turística em Portugal

Variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, representou 51% dos casos em Portugal continental

O Globo e agências internacionais

Mulher usando máscara caminha pelas ruas de Lisboa, em Portugal Foto: PEDRO NUNES / REUTERS

Variante mais transmissível também está provocando aumento de casos na África do Sul, em São Petesburgo, na Rússia, e até em Sydney, na Austrália

LISBOA, JOHANESBURGO e SYDNEY — Mais de 70% dos casos de coronavírus na área de Lisboa são da variante Delta que está se espalhando rapidamente para outras partes do país, e começa a  ameaçar a temporada turística no país. A cepa  — mais transmissível que as demais — também está provocando um aumento de casos na África do Sul, em São Petesburgo, na Rússia, e até em Sydney, na Austrália, onde a pandemia está controlada há meses.

Segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde português, a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, representou 51% dos casos em Portugal continental, mostrando que a variante está se "espalhando rapidamente" como aconteceu no Reino Unido.

Os novos casos aumentaram em 1.604 na sexta-feira, o maior salto desde 19 de fevereiro, quando o país de pouco mais de 10 milhões de habitantes ainda estava sob bloqueio. No total, Portugal registou 871.483 casos e 17.081 mortes desde o início da pandemia.

Na semana passada, o governo português impôs restrições de viagem aos residentes de Lisboa durante os fins de semana. Embora a maioria das infecções ainda se concentrem na populosa região de Lisboa, a região sul do Algarve, famosa pelas suas praias e campos de golfe, tem o maior taxa de transmissibilidade, segundo o relatório. O salto ocorre depois que o país, dependente do turismo, abriu as fronteiras para visitantes da União Europeia e do Reino Unido, em meados de maio. A maioria das empresas reabriu e, com o início da temporada de verão, as praias estão lotadas.

Na Espanha, autoridades de Maiorca estão investigando um surto de coronavírus envolvendo mais de 600 estudantes que comemoraram o fim do ano letivo na ilha espanhola. Os jovens, vindos do continente espanhol, foram a um show em uma praça de touros na capital da ilha, Palma, e participaram de festas em barcos e hotéis.  O surto ocorre em um momento em que as Ilhas Baleares se preparam para receber um fluxo de turistas britânicos depois que o governo colocou as ilhas em sua "lista de viagens liberadas" a partir de 30 de junho.

Na Rússia, a cidade de  São Petersburgo  registrou o maior balanço diário de mortes  desde início da pandemia. A segunda maior cidade da Rússia e uma das sedes da Eurocopa, registrou neste sábado 107 óbitos nas últimas 24 horas, um número que, segundo a imprensa russa, não havia sido registrado em nenhuma outra localidade desde o primeiro caso de Covid-19 no país.

A cidade recebeu seis partidas da fase de grupos da Eurocopa de futebol e na próxima sexta-feira sediará o confronto das quartas de final do torneio. Os jogos acontecem com 50% da capacidade do estádio, o que representa mais de 26 mil  torcedores. Dezenas de finlandeses contraíram o vírus depois que viajaram à cidade para assistir o jogo entre a seleção de seu país e a Bélgica no início da semana.

Medidas mais rígidas

O aumento das infecções e mortes acontece no momento em que as autoridades tentam convencer os céticos a aceitar a vacina. 

— Para frear a pandemia, precisamos de uma coisa: vacinação rápida e em larga escala. Ninguém inventou outra solução —  declarou o prefeito de Moscou, Serguei Sobianin.

Em Sydney, na Austrália, foram registrados mais de 80 casos de Covid-19 esta semana, ligados a um motorista de táxi que levava passageiros do aeroporto para um hotel de quarentena. O fechamento de toda a metrópole entrou em vigor nas primeiras horas deste sábado. O país é um dos mais bem-sucedidos na contenção do coronavírus, com apenas 30 mil casos e 910 mortes, em uma população de 25 milhões de habitantes. 

Na África do Sul, o aumento levou autoridades a  cogitar adotar medidas mais rígidas. O país mais afetado do continente africano registrou 18.762 novos casos neste sábado, maior balanço diário desde janeiro, o que eleva o total de contágios oficialmente diagnosticados a quase 1,9 milhão. Até agora, foram registradas 59.621 mortes provocadas pela Covid-19.

— Estamos em uma fase de crescimento exponencial da pandemia com os números subindo extremamente rápido. E devem continuar subindo nas próximas semanas —  disse Tulio de Oliveira, da rede de vigilância genômica da África do Sul.

Na França, dois pacientes morreram vítimas da variante na região de Gers (sudoeste do país), os dois primeiros casos de contaminação por esta cepa no departamento, informaram as autoridades locais, que anunciaram um plano de ação para evitar um surto epidêmico.

Com o aumento de casos, a Alemanha declarou Portugal e Rússia como "zonas de variantes do vírus", uma medida que deve desencadear severas restrições às viagens de e para os dois países. O anúncio foi feito na sexta-feira pela agência de saúde pública da Alemanha, o Instituto Robert Koch.  

https://oglobo.globo.com/mundo/variante-delta-se-espalha-ameaca-temporada-turistica-em-portugal-2-25078680?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo