Antes de cúpula, EUA anunciam corte de emissões em 50% até o fim da década

A redução das emissões tem como parâmetro o nível que era observado em 2005.

Joe Biden, presidente dos EUA, durante discurso no dia 20 de abril de 2021 — Foto: Tom Brenner/Reuters

Por G1

Anúncio será feito pelo presidente Joe Biden na Cúpula dos Líderes sobre o Clima. Meta é o dobro da anterior, que havia sido anunciada por Barack Obama em 2015. Os EUA são responsáveis por 15% das emissões globais.

Os Estados Unidos vão se comprometer a reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global pela metade até o fim desta década, de acordo com um comunicado desta quinta-feira (22) do governo do país.

A redução das emissões tem como parâmetro o nível que era observado em 2005. Os EUA são responsáveis por cerca de 15% das emissões globais.

Na véspera da Cúpula do Clima, políticos e entidades alertam para falhas na política ambiental brasileira

Joe Biden, o presidente do país, deverá anunciar oficialmente a meta na Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento virtual que acontece nesta quinta e sexta-feira (23) com 40 líderes de Estado ou organizações. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas.

Quais países participarão do encontro promovido pelos EUA?

A nova meta dos EUA é quase o dobro da anterior, que tinha sido fixada por Barack Obama —em 2015, o país tinha se comprometido a cortar as emissões entre 26% e 28%.

Para chegar a essa meta, o governo vai analisar como cada setor da economia pode cortar poluição. Haverá metas para outros níveis de gestão, como governos estaduais e prefeituras. Também devem ser impostos objetivos para a iniciativa privada.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/22/antes-de-cupula-eua-anunciam-corte-de-emissoes-em-50percent-ate-o-fim-da-decada.ghtml?utm_source=push&utm_medium=web&utm_campaign=pushwebg1