Alemanha vai aumentar medidas de restrição e instituir toques de recolher

Estado federal poderá impor toques de recolher noturnos

Por France Presse

Angela Merkel se prepara para fazer um pronunciamento, em 13 de abril de 2021 — Foto: Annegret Hilse/Reuters

O governo federal poderá determinar toque de recolher em uma região específica se o índice de novos contágios por 100 mil habitantes ultrapassar a marca de 100.

O governo da Alemanha aprovou, nesta terça-feira (13), novas medidas de proteção contra as infecções e, a partir de agora, vai impor restrições unificadas em todo o território para combater melhor a pandemia de Covid-19.

 Merkel decreta aumento de restrições na Alemanha

O projeto ainda precisa da ratificação do Parlamento. Pelo texto, se uma região tiver ao menos 100 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes em três dias, o Estado federal poderá impor toques de recolher noturnos, a redução de contatos entre pessoas em locais privados ou o fechamento de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

A Alemanha é um país federalista, e as medidas para lutar contra o coronavírus eram responsabilidade do governo e também das regiões, que têm competência na área de saúde.

Alguns governos regionais aplicaram medidas para reduzir as transmissões do vírus, e outros as ignoravam. Como resultado, as regras variam de um local para o outro e a confusão aumenta.

A campanha de vacinação tem sido lenta, e isso provocou a perda de confiança na capacidade das autoridades para administrar a crise, a menos de seis meses das eleições legislativas.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/13/alemanha-vai-aumentar-medidas-de-restricao-e-instituir-toques-de-recolher.ghtml