Morre cientista japonês vencedor do prêmio Nobel pela criação da luz de LED

O cientista morreu de pneumonia na quinta-feira de manhã em um hospital da cidade de Nagoya

Morre Isamu Akasaki, cientista japonês vencedor do Nobel por sua "revolucionária" luz de LED — Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

Ao lado dos cientistas Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, ele desenvolveu o diodo emissor de luz azul, descrito como uma invenção "revolucionária" pelo júri da premiação. Ele morreu por pneumonia na quinta-feira (1), no Japão.

Por France Presse

O japonês vencedor do Prêmio Nobel de Física Isamu Akasaki, recompensado em 2014 por ser o pioneiro em iluminação LED com eficiência energética, uma arma contra as mudanças climáticas e a pobreza, morreu aos 92 anos, informou a universidade onde lecionava nesta sexta-feira (02).

Akasaki ganhou o prestigioso prêmio ao lado de dois outros cientistas, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura. Juntos, eles desenvolveram o diodo emissor de luz azul, descrito como uma invenção "revolucionária" pelo júri do Nobel.

O cientista morreu de pneumonia na quinta-feira de manhã em um hospital da cidade de Nagoya, segundo um comunicado no site da Universidade Meijo, onde Akasaki foi professor.

A tecnologia LED dura milhares de horas e consome apenas uma fração da energia em comparação com a lâmpada incandescente criada por Thomas Edison no século XIX.

Os diodos vermelho e verde já existem há muito tempo, mas o surgimento de um LED azul foi essencial, pois as três cores devem ser misturadas para recriar a luz branca do sol.

O trio de pesquisadores deu um grande passo na década de 1990, após três longas décadas de trabalho árduo, quando conseguiu obter raios azuis brilhantes de semicondutores.

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/02/morre-cientista-japones-vencedor-do-premio-nobel-pela-criacao-da-luz-de-led.ghtml