Biden anuncia força-tarefa contra Covid-19 e lança site com prioridades da gestão

Novo governo dos EUA anuncia quatro prioridades imediatas: pandemia do coronavírus, a recessão econômica, as mudanças climáticas e o racismo sistêmico.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, durante o discurso da vitória em Delaware no sábado (7) — Foto: Andrew Harnik/AP Photo

Recessão econômica, mudanças climáticas e o racismo sistêmico completam a lista de prioridades da equipe de transição.

Por Reuters

A equipe de transição do presidente eleito dos EUA Joe Biden lançou neste domingo (8) o site BuildBackBetter.com para fornecer informações sobre a transferência de poder para a nova administração.

A plataforma descreve quatro prioridades imediatas para o governo de Joe Biden: a pandemia do coronavírus, a recessão econômica, as mudanças climáticas e o racismo sistêmico.

Além do site, também foram criadas contas no Facebook, Twitter e Instagram com o nome @Transition46.

Ao fazer do combate ao coronavírus sua prioridade imediata, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará na segunda-feira (9) uma força-tarefa de 12 integrantes para lidar com a pandemia.

Biden passou grande parte de sua campanha eleitoral criticando a condução do presidente Donald Trump a respeito da pandemia, que já causou a morte de 237 mil pessoas no país.

Na semana passada, os EUA registraram um número recorde de novas infecções, com o número total de casos próximo a 10 milhões.

Depois de quatro dias de incerteza enquanto os votos eram contados em estados importantes, a vitória de Biden no sábado na Pensilvânia o colocou acima da marca de 270 votos no Colégio Eleitoral de que precisava para conquistar a Presidência.

Trump não reconheceu o resultado e prometeu ir à Justiça. Neste domingo, o atual presidente americano fez novas postagens nas redes sociais, sem apresentar provas, com sua tese de que a eleição foi roubada.

Biden vai à missa com a família na cidade de Wilmington, em Delaware

A força-tarefa do coronavírus será encarregada de desenvolver um plano para conter a doença assim que Biden assumir o cargo em janeiro. Será chefiada por três co-presidentes, o ex-cirurgião geral Vivek Murthy, o ex-comissário da Food and Drug Administration David Kessler e a médica da Universidade de Yale Marcella Nunez-Smith, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto.

"Não pouparei esforços --ou comprometimento-- para reverter esta pandemia", disse Biden em seu discurso de vitória no sábado em Wilmington.

O anúncio da força-tarefa dará início a uma semana agitada em que Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, avançam com a transição presidencial em várias frentes, com Biden voltando-se para a tarefa de construir seu governo antes da posse em 20 de janeiro.

https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/11/08/biden-anuncia-forca-tarefa-contra-covid-19-e-lanca-site-com-prioridades-da-gestao.ghtml