Chile endurece isolamento e 73% da região metropolitana de Santiago entra em quarentena por Covid-19

As restrições chegam a 8 milhões o número de pessoas submetidas ao isolamento no país

Segurança mede a temperatura de cliente durante reabertura de shopping center em Santiago, no Chile, em 30 de abril — Foto: Martin Bernetti/AFP

Governo de Sebastián Piñera tenta contornar aumento de casos de coronavírus no país e confinamento atinge quase a metade da população chilena.

Por G1

O governo do presidente Sebastián Piñera decretou nesta quarta-feira (13) o isolamento para 73% dos distritos da região metropolitana de Santiago do Chile. A medida que passa a valer a partir de sexta (15) é uma resposta ao um crescimento acelerado do número de infectados pelo novo coronavírus na região da capital.

As restrições afetam uma área que abriga cerca de 42% da população chilena, com estas medidas, chega a 8 milhões o número de pessoas submetidas ao isolamento no país.

Apenas nas últimas 24 horas, o país notificou mais de 2,6 mil casos de infecção. Segundo o jornal "La Tercera" este foi o maior aumento desde o início da pandemia.

O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, disse em entrevista coletiva que as medidas são duras, mas importantes. Ele também reforçou a importância de que elas "sejam respeitadas ao máximo" para que possam surtir efeito "o mais rápido possível".

'Fronteiras sanitárias'

Além das restrições na região metropolitana, Mañalich explicou que se criarão "fronteiras sanitárias" para evitar a evolução dos casos para o interior.

“Será limitada a entrada e saída destes distritos para tudo aquilo que não tenha relação com a compra de mantimentos ou com o trabalho", explicou o ministro.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/13/chile-endurece-isolamento-e-73percent-da-regiao-metropolitana-de-santiago-entra-em-quarentena-por-covid-19.ghtml