Reino Unidos tem 40 mil mortos, pior nº da Europa

Mais de 10 mil pessoas morreram em asilos

Mortes por coronavírus no Reino Unido chegam a quase 40 mil, pior da Europa

O Instituto de Estatísticas Nacionais disse nesta terça-feira (11) que 35 mil mortes de Covid-19 foram registradas na Inglaterra e País de Gales. Ao somar os números da Escócia e Irlanda do Norte no sistema de saúde pública, foram mais de 40 mil óbitos.

Por G1

O número de mortes pela Covid-19 no Reino Unido chegou a mais de 40 mil no início de maio, de longe o pior já relatado na Europa, o que provoca dúvidas a respeito da maneira como o primeiro-ministro, Boris Johnson, está administrando a crise do coronavírus.

Mais de 10 mil pessoas morreram em asilos. O Instituto de Estatísticas Nacionais disse nesta terça-feira (11) que 35 mil mortes de Covid-19 foram registradas na Inglaterra e País de Gales. Ao somar os números da Escócia e Irlanda do Norte no sistema de saúde pública, foram mais de 40 mil óbitos.

Reino Unido mantém isolamento social, mas relaxa algumas medidas

Embora métodos de contagem diferentes tornem a comparação com outros países difícil, a cifra confirma que o Reino Unido está entre os mais atingidos por uma pandemia que já matou mais de 285 mil pessoas em todo o mundo.

Os dados vieram um dia depois de Johnson delinear um plano gradual para os britânicos voltarem ao trabalho, o que inclui o conselho de usar máscaras de proteção caseiras – mas sua tentativa de suspender o isolamento do coronavírus causou confusão.

Um número de mortes tão alto aumenta a pressão sobre o premiê. Partidos de oposição dizem que ele demorou demais para impor o isolamento, para adotar exames em grande escala e para obter equipamentos de proteção suficientes para os hospitais.

Os dados também pintaram um quadro sombrio das casas de repouso, especialmente afetadas pelo vírus.

"As casas de repouso (estão) mostrando o declínio mais lento, infelizmente", disse Nick Stripe, um estatístico do ONS, à BBC TV.

"Pela primeira vez de que me recordo, no total houve mais mortes em casas de repouso do que em hospitais naquela semana."

Os números mostraram que agora estes estabelecimentos representam um terço de todas as mortes de Covid-19 na Inglaterra e no País de Gales.

Publicada na semana passada, uma reportagem especial da Reuters mostrou que as casas de repouso foram as mais vitimadas pela diretriz concebida para blindar os hospitais da Covid-19, que deixou muitos dos mais frágeis expostos.

Ao contrário do total diário de mortes anunciado pelo governo, as cifras desta terça-feira incluem mortes possíveis de Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/12/mortes-por-coronavirus-no-reino-unido-chega-a-quase-40-mil-pior-da-europa.ghtml

Passageira aguarda vagão no metrô de Londres, em 12 de maio de 2020 — Foto: Hannah McKay/Reuters