Últimas notícias de coronavírus de 6 de abril

Ministério da Saúde japonês anunciou 378 novos casos de coronavírus e 84 mortes.

Integrante de equipe médica na entrada de hospital em Tóquio, no Japão — Foto: Issei Kato/Reuters

Governo do Japão diz que planeja entrar em estado de emergência a partir desta terça-feira. Espanha chega ao quarto dia consecutivo com queda no número de mortes diárias.

Por G1

O governo do Japão declarou nesta segunda-feira (6) que, a partir de terça, esperar entrar em estado de emergência para deter a propagação do novo coronavírus, acelerado recentemente em algumas regiões do país, principalmente em Tóquio, segundo a imprensa local.

Apesar de ser vizinho de China, berço da Covid-19, o país foi muito menos afetado até o momento pela pandemia em comparação com Europa e Estados Unidos. Porém, a contagem diária de novos casos aumentou consideravelmente na semana passada e, por isso, o governo vem sendo alvo de críticas por demorar a tomar medidas mais duras.

Até domingo (5), o Ministério da Saúde japonês anunciou 378 novos casos de coronavírus e 84 mortes. O número total de casos passa de 4,3 mil, dos quais 712 eram do navio de cruzeiro Diamond Princess, que ficou atracado no porto de Yokohama.

As últimas notícias desta segunda-feira:

AFP: Europa tem mais de 50 mil vítimas de Covid-19

Rússia chega a 6.343 casos nas últimas 24 horas e bate recorde diário

Índia tem mais de 4.067 contaminados, com 109 novas mortes

Coréia do Sul estende distanciamento social até 19 de abril

Espanha tem queda no número de mortes diárias pelo quarto dia seguido

Áustria planeja reabertura do comércio a partir do dia 14 de abril

Irã passa dos 60 mil contaminados e registras novas 136 mortes

Hospital de campanha no Pacaembu começa a receber pacientes

Os Estados Unidos estão próximos de registrarem 10 mil mortes relacionadas à Covid-19. Em balanço da universidade Johns Hopkings até às 7h30, 9.648 já morreram em decorrência da doença. Destes, 3 mil morreram na cidade de Nova York. O número de infectados no país passou dos 337 mil.

Otimismo na Espanha

A Espanha chegou ao quarto dia consecutivo de redução no número diário de mortes: nas últimas 24 horas, foram registradas 637 mortes relacionadas à Covid-19, cifra mais baixa desde 24 de março. O total é de 13.055. O número de curados passa dos 40 mil. São mais de 135 mil infectados e, destes, 60 mil estão hospitalizados.

Apreensão no Reino Unido

No Reino Unido, o clima é de apreensão: o primeiro-ministro Boris Johnson, que foi diagnosticado com Covid-19 há 10 dias, foi internado em um hospital para passar por exames. No domingo, a rainha Elizabeth II pediu aos britânicos que superem o tempo de "dor" e "enormes mudanças" que a nova pandemia de coronavírus trouxe.

Pelo mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 50 mil pessoas na Europa, segundo um balanço da AFP divulgado nesta manhã. Quase 85% dessas mortes aconteceram na Itália, Espanha, França e Reino Unido. Com um total de 50.209 mortos e 675.580 casos oficialmente declarados, a Europa é o continente mais afetado pela pandemia de Covid-19.

O governo da Áustria planeja a reabertura do comércio e um relaxamento das medidas restritivas a partir do dia 14 de abril, disse o chanceler Sebastian Kurz. Ainda há uma preocupação com a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI), mas a doença dá sinais de estar controlada na região.

A expectativa é de abrir lojas não essenciais de menos de 400 metros quadrados em 14 de abril, seguidas por todas as demais, shoppings e cabeleireiros a partir de 1º de maio. Todos deverão usar máscaras de proteção não só nas lojas, mas também no transporte público.

O Hospital de Campanha H.M Camp, no Pacaembu, será uma unidade de portas fechadas para pacientes transferidos da rede municipal da saúde — Foto: TV Globo/Divulgação

Com 2.274 novos casos nas últimas 24 horas, o Irã chegou aos 60.500 contaminados, o maior número do Oriente Médio, disse Kianush Jahanpoor, porta-voz do Ministério da Saúde. Também foram registradas 136 novas mortes, elevando o total para 3.739. Mais de 24 mil se recuperaram da doença até o momento.

A Romênia vai prolongar seu estado de emergência por mais 30 dias, de acordo com o presidente Klaus Iohannis, em comunicado por vídeo nesta manhã. Com isso, o país deve chegar até meados de maio em quarentena. O estado de emergência atual terminaria em 15 de abril.

No Brasil

O Hospital de Campanha do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, começa a receber os primeiros pacientes nesta segunda. O local funcionará de portas fechadas, ou seja, quem tiver sintomas não deve procurar o espaço. O atendimento é destinado exclusivamente a pacientes diagnosticados com coronavírus transferidos da rede municipal da saúde.

A tenda de 6,3 mil m² foi erguida pela Prefeitura de São Paulo em 10 dias. No dia 1°, o Hospital Albert Einstein assumiu a administração do HM Camp. Ao todo, serão 200 leitos disponíveis para pacientes de baixa complexidade diagnosticados com o novo coronavírus.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/06/ultimas-noticias-de-coronavirus-de-6-de-abril.ghtml

O Hospital de Campanha H.M Camp, no Pacaembu, será uma unidade de portas fechadas para pacientes transferidos da rede municipal da saúde — Foto: TV Globo/Divulgação