Bill Gates deixa conselho da Microsoft

Cofundador da empresa quer dedicar mais tempo à filantropia. Ele vai continuar ligado à empresa como 'guru' do atual presidente-executivo, Satya Nadella.

Bill Gates ama ler e compartilha recomendações de leitura em seu blog — Foto: Getty Images

Por G1

Bill Gates deixou o conselho da Microsoft, em decisão anunciada nesta sexta-feira dia (13). O bilionário e cofundador da empresa quer dedicar mais tempo a atividades de filantropia.

É o último vínculo formal de Gates com direção da companhia. Ele já tinha deixado o comando da Microsoft em 2008. Em 2014, ele saiu da presidência do conselho.

"(A Microsoft) sempre será uma parte importante do trabalho da minha vida", escreveu Gates, ao anunciar a decisão de se afastar do conselho.

Ele prometeu continuar engajado com a liderança da empresa, como "conselheiro de tecnologia" do atual presidente-executivo, Satya Nadella.

Gates, segundo homem mais rico do mundo, atrás do fundador da Amazon, Jeff Bezos, também deixou o conselho da Berkshire Hathaway, que pertence ao também bilionário Warren Buffett.

Ele e a mulher, Melinda, têm uma fundação dedicada a pesquisas na área da saúde e ao financiamento de projetos em países em desenvolvimento. Em janeiro último, eles doaram US$ 10 milhões para fundos emergenciais de combate ao coronavírus.

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/03/13/bill-gates-deixa-conselho-da-microsoft.ghtml