Obama discute Irã e avanço do Estado Islâmico com rei da Jordânia

Presidente dos EUA prometeu mais garantias de empréstimos ao país.

O presidente norte-americano, Barack Obama, conversou nesta sexta-feira (5) com o rei da Jordânia sobre as negociações nucleares com o Irã e disse que os Estados Unidos e seus aliados estavam fazendo um progresso lento, porém firme, contra o Estado Islâmico no Oriente Médio.

Obama, falando depois de uma visita do rei Abdullah à Casa Branca, disse que ainda não estava claro se Teerã irá aproveitar a oportunidade para um acordo nas negociações nucleares com potências ocidentais.

O presidente dos EUA também afirmou a Abdullah que irá oferecer mais garantias de empréstimos ao país e aumentar a ajuda à Jordânia, passando de US$ 660 milhões por ano para um bilhão. "'Tudo isso tem como objetivo reforçar as reformas políticas e econômicas realizadas na Jordânia", explicou.

A Casa Branca detalhou que esta ajuda, que vai ser discutida no Congresso, será aplicada entre 2015 e 2017.

Abdullah, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio, agradeceu à ajuda de Obama em um momento difícil para seu país, onde os refugiados representam, atualmente, 20% da população.

Entrevistado pela CBS News sobre a luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, países que fazem fronteira com o seu, o rei da Jordânia estimou que se trata "claramente de um combate entre o bem e o mal".

"Creio que é uma Terceira Guerra Mundial", disse Abdullah II em entrevista realizada na quinta-feira e transmitida nesta sexta-feira nos Estados Unidos.

Da Reuters