Intensas chuvas tiram 30 mil pessoas de suas casas no Japão

Centro do país pode sofrer inundações e deslizamentos de terra.

As intensas chuvas que caíram em Kioto, no centro do Japão, durante a madrugada desta sexta-feira (5) levaram as autoridades locais a recomendarem que mais de 30 mil pessoas deixem suas casas, informou a emissora pública "NHK".

Na cidade de Ayabe em apenas três horas choveu 200 milímetros de água, uma quantidade recorde que é equivalente a chuva acumulada durante todo um mês de setembro na região, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Várias casas foram inundadas, o que motivou a decisão da prefeitura de emitir um aviso para a retirada dos 34.159 moradores.

A saída dos moradores também foi recomendada em outras áreas das prefeituras de Kioto e Hyogo por risco de inundações, deslizamentos de terra e tornados.

Segundo a previsão do tempo, as intensas chuvas devem continuar todo o dia.

No último dia 20 as fortes chuvas causaram quase uma centena de vítimas, entre mortos e desaparecidos, na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão.

As inundações e principalmente os deslizamentos de terra destruíram imóveis e estradas da cidade. As autoridades foram criticadas por não terem emitido um alerta de evacuação uma hora após os primeiros alarmes e avisos dos bombeiros.

Da EFE